Saturday, 21 de March de 2026  19:32
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Dia da Árvore

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Peixe

Sopa de Peixe

Junta-se todos os ingredientes menos o peixe e põe-se a cozer com água.

Coze-se o peixe e quando ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26/12/2023

Investigador da UA garante bolsa de investigação no valor de 1,49 milhões de euros.



O investigador da Universidade de Aveiro (UA) Nicolas Shaeffer conquistou uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla em inglês) no valor de 1,49 milhões de euros.

Destinada a cientistas em início de carreira, a Bolsa de Arranque da ERC vai permitir ao investigador do CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro desenvolver e implementar uma nova classe de solventes para melhorar a separação de metais utilizados em alta tecnologia

A metalurgia sustentável está cada vez mais a posicionar-se para reduzir o impacto ambiental dos processos de mineração existentes, ao mesmo tempo que recupera o valor do metal em dispositivos em fim de vida, fechando assim o ciclo dos recursos”, explica o vencedor da Bolsa de Arranque (Starting Grant no nome original inglês).

Apesar da sua crescente procura e criticidade, a separação dos lantanídeos - 15 metais que fazem parte do grupo denominado terras raras e que é amplamente usado em produtos de alta tecnologia – “continua a ser um desafio tecnológico devido à pequena variação monotónica nas suas propriedades, afetando negativamente a economia da sua reciclagem”, aponta o investigador francês, na UA desde 2019.

Dado que a separação dos lantanídeos ocorre ao longo de dezenas de fases de extração, sublinha Nicolas Shaeffer, “mesmo aumentos aparentemente pequenos nos fatores de separação produzem ganhos ambientais e económicos mensuráveis”.

Através deste projeto, Nicholas espera fornecer uma nova metodologia para extração de lantanídeos em comparação com a extração tradicional com solventes e que possa ser transferível para outras separações críticas.

A bolsa vai permitir a Nicholas Shaeffer constituir um grupo de investigação e adquirir equipamentos.

Esta é a 12ª bolsa ERC conquistada por investigadores da UA, entre Starting Grants (4), Advanced Grants (2), Prof of Concept (4) e Consolidator Grants (2).

 

texto e foto: UA


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®