Saturday, 21 de March de 2026  21:20
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Dia da Árvore

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Peixe

Sopa de Peixe

Junta-se todos os ingredientes menos o peixe e põe-se a cozer com água.

Coze-se o peixe e quando ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26/10/2023

Aveiro: Ferry é símbolo de sustentabilidade económica, social e ambiental" - Ribau Esteves.



Por São Jacinto, pelo ambiente, pelo turismo e pela afirmação de Aveiro no contexto nacional e internacional.

É desta forma que Ribau Esteves fala do novo ferry que vai entrar ao serviço das travessias na ria de Aveiro e que hoje mereceu cerimónia de batismo no Seixal.

A Câmara de Aveiro admite que a construção de um navio moderno para as travessias entre São Jacinto e o Forte da Barra foi uma opção política ousada pelo valor investido que ronda os 7 milhões de euros mais o valor dos sistemas de carregamento numa operação de 9 milhões.

O “Salicórnia” é a primeira embarcação desta tipologia em Portugal e poderá “fazer escola”.

O autarca de Aveiro assumiu esse elemento como marca distintiva, símbolo de sustentabilidade (com áudio)

O autarca de Aveiro quis deixar, ainda, recado sobre a necessidade do país valorizar o conhecimento instalado na reparação e construção naval.

E ao Governo lembrou que o Creoula, navio da Marinha e antigo lugre bacalhoeiro, espera investimento do país para salvar património que é material mas também imaterial (com áudio)

Luís Nagy, Presidente do Conselho de Administração do Grupo ETE, destacou a importância deste investimento para o setor da construção naval.

Acredita que fica como marca do que é possível fazer para relançar a atividade num elogio às capacidades instaladas.

Mas alertou para as dificuldades do setor que é confrontado com escassez de recursos (com áudio).

A embarcação, que integrará a operação AveiroBus, representa um investimento global de 6 milhões de euros com 2 milhões de euros de fundos europeus.

O navio tem capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 30% e 90% respetivamente do que o atual ferryboat.

Após a cerimónia, o Ferryboat inicia viagem para Aveiro, com chegada prevista à Barra de Aveiro na manhã de domingo, 29 de outubro (sujeita às condições marítimas e climatéricas).

A embarcação ficará nesse local em testes de navegação e de carregamento até ao momento da sua inauguração oficial, que anunciaremos proximamente.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®