Ainda é cedo para avaliações finais mas ficam ensinamentos importantes da primeira fase do combate à pandemia.
O presidente da Câmara de Aveiro considera que a autarquia é credora de nota positiva admitindo uma primeira semana semana de Abril “crítica” com falta de meios para garantir testes e falta de equipamentos de proteção individual.
Foi o tempo da mediatização e das críticas ao Governo.
O autarca deixou nessa altura palavras contra a forma como a equipa de Marta Temido geria a crise.
Disse mesmo que foi confrontado com uma entidade mal estruturada.
Declarações no debate mantido em Assembleia Municipal que serviu de balanço às ações de combate à pandemia.
Francisco Picado, do PS, defende que esta primeira etapa será importante para aprender e preparar o país para uma eventual segunda vaga. (com áudio)
Raul Martins aproveitou o pretexto do debate sobre a Covid-19 para elogiar o autarca pela capacidade de liderança mas para pedir mais contenção nas palavras e deixou vincada a necessidade de investir o que for necessário para proteger os cidadãos mesmo que as competências não sejam atribuídas às Câmaras Municipais. (com áudio)
Ribau Esteves voltou a ser confrontado com queixas sobre o impacto social da pandemia pela existência de alegados casos de fome no município.
Uma questão que o PS já tinha levantado e que o autarca condenou.
Desta vez foi uma responsável escolar, membro da bancada Social Democrata, a dar conta da situação e o autarca insistiu que não há razão para essas campanha dedicadas quando há instituições qualificadas para responder ao nível da rede social.
Elogiou os mecanismos de cooperação entre poder local, IPSS e cidadãos.
Quanto aos stocks de material diz que estão agora preparados para uma segunda vaga.
Ainda assim diz que sempre que for necessário vai ser agressivo para fazer passar a sua mensagem. (com áudio) Ribau Esteves diz que Aveiro tem respostas necessárias suficientes para dar apoio social.
Foto: NA
|