Sunday, 22 de March de 2026  00:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Dia Mundial da Água

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Raia com Molho Pitau

Raia com Molho Pitau

Limpe bem a raia, retire-lhe a cabeça e o rabo e limpe bem por dentro. Lave-a novamente com água e vinagre e ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01/02/2020

Murtosa: Estaleiro do Monte Branco vai ser ampliado.



A Câmara da Murtosa assinou o contrato da empreitada de reabilitação e ampliação do Estaleiro Museu da Praia do Monte Branco.

A "Sociedade de Construções Civis e Obras Públicas António Rodrigues Parente” fica responsável pela empreitada que se iniciará em breve.

Obra de 358 mil euros que prevê a ampliação do espaço, através da materialização de um novo edifício, a norte do atual estaleiro, com uma dimensão que permitirá a construção, no seu interior, de embarcações tradicionais de maior envergadura e na reabilitação do corpo atual, que se articulará funcionalmente com o novo edificado.

Passa a albergar um centro interpretativo da construção de embarcações tradicionais, com uma exposição permanente e espaço para exposições temporárias.

O projeto da reabilitação e ampliação é da autoria do arquiteto murtoseiro João Ruela, que havia já desenhado não só estaleiro existente como toda a intervenção de requalificação da área do Monte Branco, levada a cabo pela autarquia, em 2009.

O Estaleiro Museu da Praia do Monte Branco, propriedade do Município da Murtosa, localizado a sul do aglomerado urbano da freguesia da Torreira, junto à Ria de Aveiro, é um espaço peculiar de conhecimento e valorização das artes de construção de embarcações tradicionais, que se assume como um verdadeiro museu vivo do património marinhão.

Foi inaugurado há cerca de 10 anos e, desde então, através de um protocolo formalizado com a autarquia, o Mestre José Rito - o único que, na altura, exercia, de forma permanente, a arte da construção de moliceiros e bateiras, na área do Concelho da Murtosa - ocupa o espaço do estaleiro, onde executa o trabalho de construção e reparação de barcos, e, mediante a solicitação de escolas e grupos organizados, dá a conhecer os vários aspetos associados à arte que exerce.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®