sábado, 19 de Agosto de 2017  06:30
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Publicidade Clínica Moinheiro

Inovanet

INQUÉRITO

Escolheu o seu curso universitário tendo em conta as necessidades do mercado de trabalho?

sim
não
sem opinião
» ver todos os inquéritos  

RECEITA SUGESTÃO

Aletria com Ovos

Aletria com Ovos

Coze-se a aletria em água durante 5 minutos e escorre-se.

Em seguida, leva-se o leite ao lume juntamente com ...
» ver mais receitas


ROTEIROS TURÍSTICOS



ROTA DA MONTANHA

imprimir resumo
Castelo de Paiva
1 - Pedorido (Praia fluvial)

Pedorido é a freguesia mais a poente do concelho de Castelo de Paiva, onde desagua, vindo de Arouca, o ria Arda com as suas margens de rara beleza. Esta praia fluvial, banhada pelo rio Douro, é um recanto onde poderá desfrutar do sossego de uma tarde de Primavera.

2 - Lugar da Raiva
Lugar enquadrado numa paisagem imponente, do largo da igreja Matriz pode observar-se o rio Douro. Neste local é de destacar o Pelourinho da Raiva, imóvel de interesse público desde 1933.

3 - Gondarém (Aldeia típica)
Aldeia pitoresca, situada numa encosta voltada para o rio Douro, que apresenta um conjunto de casas construídas em xisto. É um local bastante agradável para se efectuarem passeios pedestres.

4 - Midões (Aldeia típica)
Lugar muito agradável, implantado numa paisagem com muita vinha de enforcado a cobrir as encostas envolventes.

5 - Miradouro de S. Domingos
O rio Douro corre por entre ravinas alcantiladas, em paisagens de sonho. Por vezes, um barco Rabelo passa como que perdido nas brumas do tempo. Quintas senhoriais povoam a paisagem, muitas delas contemplando o rio. Lá do alto do Monte de S. Domingos, a vista do Douro é deslumbrante.

6 - Lugar do Castelo (Ilha e Praia Fluvial)
A povoação do Castelo, cuja primeira designação aparece em 1432, foi um antigo e importante porto comercial e fluvial, servindo uma vasta região desde o Porto até à Régua. Situa-se na confluência dos rios Paiva e Douro. Tem um cais de acostagem e uma praia fluvial - a Praia do Castelo. Na confluência dos dois rios, existe uma pequena porção de terra a que chamam Ilha do Castelo. A sua forma lembra antigas fortificações e daí surge a tradição de um Castelo de Mouros. Castelo de Paiva, como designação, tem aqui a sua origem. É um óptimo local para a prática de desportos náuticos.

7 - Marmoiral da Boavista
Memorial fúnebre é constituído por duas estrelas rectangulares, desenhando, nas suas partes superiores, um pequeno círculo onde se inscreve uma cruz, ladeando uma pedra sepulcral ao nível do chão e suportando, em peso, uma outra no topo. Este monumento data do século XII. Encontra-se à entrada da Quinta da Boavista, imponente Solar do Século XVIII.

8 - Edifício da Antiga Cadeia
No centro da vila o Posto de Turismo situado no edifício da Antiga Cadeia merece, por si, uma visita. Aí poderá obter mais informações sobre outros locais de interesse existentes no concelho.

Arouca
9, 10, 11 - Espiunca, Canelas e Alvarenga

Situadas a nordeste de Arouca este grupo de aldeias merece a sua visita. Espiunca, com a sua bela praia fluvial banhada pelo rio Paiva. Canelas e a sua rusticidade enquadrada num cenário magnífico. E Alvarenga, a maior de todas elas, situada no vale onde existe uma unidade de turismo em Espaço Rural. Nesta freguesia podemos visitar a carreira de moinhos de água, construídos em xisto com telhados em ardósia e desfrutar da bela vista no miradouro da N. Senhora do Monte.

12 - Areínho (Turismo activo)
Saídos de Alvarenga em direcção a Arouca, encontramos uma agradável praia fluvial, abrigada na frondosa arborização das margens do Paiva. Aqui poderá praticar actividades de Turismo Activo (Rafting, Canoagem, Hidrospeed), organizadas por empresas de animação turística (deverá informar-se no Porto de Turismo de Arouca).

13 - Mosteiro de Arouca, Museu de Arte Sacra
Classificado Monumento Nacional em 1910, o Mosteiro de Arouca apresenta uma planta em forma de um grande rectângulo. De fundação medieval crendo-se que ainda românica, o conjunto, alvo de incêndios e reconstruções, data de finais do Século XVII e seguinte. De todo o edifício, merecem real destaque o claustro, a cozinha, a igreja e o coro das Freiras. Na igreja de uma única nave, destacam-se o grande cadeiral, o grande retábulo, do estilo joanino, na capela-mor, o túmulo de Santa Mafalda e inúmeras obras de pintura e escultura.

Museu de Arte Sacra
Inserido no edifício do Mosteiro, este Museu possui um importante espólio de obras de arte, proveniente, na sua maior parte, da própria instituição religiosa. Na escultura destaca-se, entre outras, a de São Pedro, de oficina coimbrã e de grandes dimensões. A série de tábuas pintadas com cenas da vida de Cristo são apenas uma pequena parte da colecção de pintura. Livros litúrgicos, pratas talhadas, com destaque para o díptico-relicário de prata dourada e para o tríptico-relicário manuelino, tecidos e azulejos, completam o seu património, tomando este Museu num dos melhores, no seu género, de toda a Península Ibérica.

14 - Calvário
Vários cruzeiros graníticos, alminhas e um púlpito, constituem um excelente conjunto artístico, residindo aqui o culminar do ritual da Via-Sacra que partia do Mosteiro. Entre este e o Calvário, e pelas ruas que os ligam, outros cruzeiros assinalam o percurso. Estas cruzes datam todas do início do século XVIII. No Calvário, o púlpito e as três cruzes mais altas que o antecedem datam de 1643 e 1627, respectivamente. Da composição emerge uma aura de religiosidade.

15 - Capela da Nossa Senhora da Mó
Erguida no cimo do monte com o mesmo nome, surgiu, como conta a lenda, em memória de um cristão, devoto à Nossa Senhora, fugido à escravidão dos Mouros no Magrebe. Nesta Capela, de contornos muito característicos e que se presume ser do século XVI, destaca-se, no seu interior a escultura da Virgem com o Menino, gótica do século XVI, e uma pintura do século XIX que reproduz a lenda.

16, 17, 18, 20 - Covêlo de Paivô, Janarde e Meitriz, Regoufe, Drave
Este conjunto de aldeias tradicionais situado no extremo sudeste do concelho é um património único, constituindo um cenário de rara beleza. Estas aldeias plenas de rusticidade, perdidas no meio das paisagens deslumbrantes das serras de Arouca, conservam a sua identidade cultural, tornando-se num ponto de visita obrigatória. Janarde e Meitriz possuem ainda belas praias fluviais, uma dádiva do rio Paiva. O acesso a estes lugares é feito em estradas e caminhos de terra, pelo que aconselhamos prudência na condução. Em Regoufe podem ser visitadas antigas Minas de Volfrâmio.

19 - Portal do Inferno
A caminho da povoação da Drave, é constituído por precipícios enormes, rodeados de paisagens deslumbrantes de montanha.

21, 22 - Albergaria da Serra, Castanheira
Estas aldeias situadas a sul da vila de Arouca, em plena serra da Freita, representam duas aldeias mais típicas da região. A Freita, fazendo parte do Maciço da Gralheira, com cumes que ultrapassam os 1000 metros, possui um coberto vegetal onde predomina a urze e a carqueja e, nas zonas de encosta, o Pinheiro, Carvalho, Medronheiro e Azevinho. A fauna da serra é muito diversificada nela de realçando o Javali, a Águia da Asa Redonda, o Gato Bravo e, cada vez mais raro, o Lobo Ibérico.

23 - Frecha da Mizarela
A reforçar a beleza ímpar destes lugares, junta-se ao património de visita obrigatória, esta cascata que pode ser observada de um miradouro no lugar de Mizarela. A queda de água com mais de 60 metros de altura é originada pelo rio Caima e proporciona ao visitante um cenário belo e típico de montanha.

24 - Pedra Parideiras
Situado nas imediações do lugar de Castanheira, este fenómeno é único no país e raríssimo no mundo inteiro. Trata-se de um afloramento granítico que tem incrustado nódulos envolvidos por uma capa de biotite em forma de disco biconvexo, os quais, por efeito da erosão, se soltam da pedra-mãe - daí a denominação de "parideiras".


Informação gentilmente cedida pela Região de Turismo da Rota da Luz
« Voltar

ACESSO

Utilizador:
Password:
Ligar automaticamente:
» Registar
» Recuperar password
» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®