as obras iniciadas há cerca de um ano, que vieram dar um ar completamente novo, quer ao exterior, quer ao interior da Igreja Matriz de Soza. O custo da obra, que está a ser levada a cabo pelos serviços operativos da Câmara Municipal de Vagos, deverá ficar entre 250 mil a 300 mil euros, avançou a JB o presidente da Junta de Freguesia de Soza, João Carlos Loureiro. A factura é paga pela autarquia, cabendo à Junta apoio logístico.
No que respeita aos exteriores, "foi adquirido um terreno por 120 mil euros, para estacionamento, e que servirá também como largo de festas", estando igualmente previsto ajardinamento e um parque infantil.
Para o restauro do interior da Igreja Matriz são necessários 170 mil euros, dos quais 50 mil foram canalizados através de um subsídio camarário. Quanto ao restante, "estamos a contar com a população, com a própria Igreja, e temos realizado diversas iniciativas, de forma a conseguirmos pagar a obra". Destas iniciativas, João Carlos Loureiro ressalta peditórios, uma noite de fados, jantares - "alguns realizados pelos nossos emigrantes nos EUA". Do restauro interior, destaque para a renovação de painéis de azulejo e um piso completamente novo.
Em breve, a população da vila poderá, pois, voltar a assistir às cerimónias religiosas na sua Igreja Matriz. Enquanto decorre a fase de acabamentos, estas continuarão a realizar-se na Capela do Senhor dos Passos.