NO TOTAL (EXTERIOR E INTERIOR), A OBRA FICARÁ EM CERCA DE 450 MIL EUROS

Estão praticamente concluídas as obras iniciadas há cerca de um ano, que vieram dar um ar completamente novo, quer ao exterior, quer ao interior da Igreja Matriz de Soza.

O custo da obra, que está a ser levada a cabo pelos serviços operativos da Câmara Municipal de Vagos, deverá ficar entre 250 mil a 300 mil euros, avançou a JB o presidente da Junta de Freguesia de Soza, João Carlos Loureiro. A factura é paga pela autarquia, cabendo à Junta apoio logístico.

No que respeita aos exteriores, "foi adquirido um terreno por 120 mil euros, para estacionamento, e que servirá também como largo de festas", estando igualmente previsto ajardinamento e um parque infantil.

Para o restauro do interior da Igreja Matriz são necessários 170 mil euros, dos quais 50 mil foram canalizados através de um subsídio camarário. Quanto ao restante, "estamos a contar com a população, com a própria Igreja, e temos realizado diversas iniciativas, de forma a conseguirmos pagar a obra". Destas iniciativas, João Carlos Loureiro ressalta peditórios, uma noite de fados, jantares - "alguns realizados pelos nossos emigrantes nos EUA". Do restauro interior, destaque para a renovação de painéis de azulejo e um piso completamente novo.

Em breve, a população da vila poderá, pois, voltar a assistir às cerimónias religiosas na sua Igreja Matriz. Enquanto decorre a fase de acabamentos, estas continuarão a realizar-se na Capela do Senhor dos Passos.

Oriana Pataco

oriana@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt