domingo, 2 de Novembro de 2025  00:57
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-07-2018

Tertúlia fala sobre mecanismos do Farol da Barra.



“Em Ílhavo acontece à sexta” dedica a próxima edição ao Farol da Barra.

A Câmara de Ílhavo promove, esta sexta-feira, dia 20 de julho, pelas 19h00, no Farol da Barra, mais um encontro temático, desta vez dedicado à Válvula Solar AGA.

A Válvula Solar AGA é o resultado de uma aplicação da teoria à prática no campo da Física, que modernizou o funcionamento dos faróis em todo o mundo e é responsável pela atribuição do Nobel da Física a Gustaf Dalén em 1912.

Neste encontro estarão à conversa o faroleiro, um físico e um dos responsáveis pelo projeto cultural 23 Milhas para desvendar os segredos escondidos de uma válvula solar.

Nogueira da Silva é Faroleiro Subchefe integrado no Quadro Pessoal Militarizado da Marinha. Atualmente é o Faroleiro responsável pelo Farol da Barra, mas ao longo da sua carreira exerceu funções nos mais emblemáticos faróis de Portugal.

António Cunha é licenciado em Física, ramo de Óptica e Eletrónica, Doutor em Física pela University of Essex (Reino Unido). Atualmente é Professor Auxiliar com Agregação e Vice-Diretor do Mestrado Integrado em Engenharia Física da Universidade de Aveiro.

Hugo Pequeno é licenciado em Comunicação Institucional pelo Instituo Superior Ciências Informação e Administração (ISCIA), mestrando em Cultura, Comunicação e Tecnologias de Informação no Instituto Superior Ciências do Trabalho e da Empresariais – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE- IUL).

Exerce funções na Câmara Municipal de Ílhavo desde 2001 sempre adstrito à Cultura, tendo iniciado a sua atividade no Museu Marítimo de Ílhavo.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®