A Câmara de Albergaria-a-Velha celebrou protocolos de cooperação com 10 IPSS do Concelho e com o Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha para garantir o fornecimento de refeições escolares.
O protocolo estabelecido prevê o serviço de fornecimento de refeições escolares pelas IPSS e pelo Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, comprometendo-se a autarquia ao pagamento de 2 euros por criança/dia (só refeição) ou 2,50 euros/dia (refeição com acompanhamento).
As IPSS deverão fornecer as refeições cumprindo os requisitos de qualidade exigidos por lei e pelas normas estabelecidas, e afixar semanalmente a ementa em local visível nos estabelecimentos de ensino. A Câmara exercerá o controlo direto da gestão do fornecimento das refeições, traduzido no acompanhamento local do funcionamento do serviço e na monitorização do cumprimento das normas aplicáveis, de acordo com as regras definidas pelo Ministério da Educação.
As Instituições particulares de Solidariedade Social que celebraram protocolos com a Câmara Municipal foram a Associação de Infância D. Teresa; Associação de Solidariedade Social de Alquerubim; APPACDM; Centro Social e Paroquial de Angeja; Centro Social e Paroquial de Santa Eulália – Vale Maior; Centro Social e Paroquial de S. Vicente da Branca; Creche Helena Albuquerque Quadros; Probranca; Cediara e a Misericórdia de Albergaria-a-Velha.
António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, reconhece “o papel importante das IPSS no desenvolvimento da economia local e na sua maior proximidade com a população” e explicou que “é com muita satisfação que vê os pais reconhecerem a qualidade do serviço das instituições”.
Adiantou que a Câmara Municipal já está a preparar um projeto de reforço dos apoios efetivos às IPSS, que será anunciado brevemente. “Têm aqui um parceiro disponível para encontrar uma plataforma de entendimento”, concluiu António Loureiro. |