A Câmara de Albergaria-a-Velha celebrou protocolos de cooperação com 10 IPSS do Concelho e com o Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha para garantir o fornecimento de refeições escolares.
O protocolo estabelecido prevê o serviço de fornecimento de refeições escolares pelas IPSS e pelo Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, comprometendo-se a autarquia ao pagamento de 2 euros por criança/dia (só refeição) ou 2,50 euros/dia (refeição com acompanhamento).
As IPSS deverão fornecer as refeições cumprindo os requisitos de qualidade exigidos por lei e pelas normas estabelecidas, e afixar semanalmente a ementa em local visível nos estabelecimentos de ensino. A Câmara exercerá o controlo direto da gestão do fornecimento das refeições, traduzido no acompanhamento local do funcionamento do serviço e na monitorização do cumprimento das normas aplicáveis, de acordo com as regras definidas pelo Ministério da Educação.
As Instituições particulares de Solidariedade Social que celebraram protocolos com a Câmara Municipal foram a Associação de Infância D. Teresa; Associação de Solidariedade Social de Alquerubim; APPACDM; Centro Social e Paroquial de Angeja; Centro Social e Paroquial de Santa Eulália – Vale Maior; Centro Social e Paroquial de S. Vicente da Branca; Creche Helena Albuquerque Quadros; Probranca; Cediara e a Misericórdia de Albergaria-a-Velha.
António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, reconhece “o papel importante das IPSS no desenvolvimento da economia local e na sua maior proximidade com a população” e explicou que “é com muita satisfação que vê os pais reconhecerem a qualidade do serviço das instituições”.
Adiantou que a Câmara Municipal já está a preparar um projeto de reforço dos apoios efetivos às IPSS, que será anunciado brevemente. “Têm aqui um parceiro disponível para encontrar uma plataforma de entendimento”, concluiu António Loureiro. Diário de Aveiro |