Iniciou-se, esta madrugada, a Operação “Páscoa 2013”, que se prolonga até às 24 horas do próximo domingo. Centenas de militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos comandos territoriais, numa média diária de 1.256 elementos (654 acções), intensificam o patrulhamento e fiscalização rodoviária, com particular incidência nas vias mais críticas da sua zona de intervenção.
Segundo a GNR, os meios envolvidos “darão prioridade a uma actuação preventiva, através de uma adequada visibilidade, com o objectivo de apoiar os utentes das vias e garantir a fluidez do trânsito”.
A Guarda Nacional Republicana informa que, durante a operação, os militares estarão “particularmente atentos” à condução sem habilitação legal, não utilização dos cintos de segurança e sistemas de retenção, utilização indevida de telemóveis e condução sob efeito de álcool e de substâncias psicotrópicas.
Haverá, também, pouca ou nenhuma tolerância para o excesso de velocidade e não cumprimento das regras de trânsito, “muito em especial no que respeita às manobras de ultrapassagem, mudança de direcção, posição de marcha, inversão do sentido de marcha e cedência de passagem”.
|