A Direção Pedagógica do Instituto Duarte de Lemos faz balanço aos resultados dos rankings das escolas relativos ao ano letivo 2011/2012. Diz que são dos “melhores resultados alcançados até hoje pelos alunos do Instituto Duarte de Lemos, quer em termos absolutos, quer quando comparados a nível nacional, distrital e concelhio”.
Partindo da análise do Ranking publicado pelo Jornal Público, diz que em relação ao 9º ano de escolaridade, a média do IDL passou de 2,86 para 3,52, o que se traduziu numa subida de 152 lugares no total das escolas (da posição 232 para a 80) e de 132 lugares no universo das escolas que realizaram mais de cinquenta provas, tendo o IDL ocupado a 60ª posição.
Se tomarmos em consideração apenas as 828 escolas que realizaram mais de 100 provas, verificamos que o IDL alcança o 40º lugar a nível nacional, “um resultado que consideramos verdadeiramente notável”.
A nível distrital os resultados alcançados no 9º ano permitiram ao Instituto Duarte de Lemos alcançar a 4ª posição a nível distrital, “o que representa uma excelente progressão em relação ao ano anterior, onde se tinha posicionado no 20º lugar”.
A nível concelhio, o Instituto Duarte de Lemos ocupa a primeira posição “quer no conjunto das disciplinas de Português e Matemática, quer quando as consideradas separadamente”.
A nível nacional o IDL posicionou-se no 248º lugar (na totalidade das 1135 escolas), 196º lugar (nas 1151 escolas com mais de 50 provas) e no 159º lugar (entre as 828 escolas com mais de 100 provas).
A nível distrital, e usando o mesmo critério do número de provas realizadas, o IDL posicionou-se respetivamente no 13º, 11º e 9º lugares, o que constitui, na ótica da Direção Pedagógica, “uma prestação bastante positiva dos nossos alunos”. |