Teresa Machado, antiga atleta Olímpica garante que é um sonho participar numas olimpíadas.
Passou por equipas como o Galitos, Futebol Clube do Porto mas foi ao serviço do Sporting que se tornou a melhor lançadora portuguesa de todos os tempos, ganhou tudo quanto havia para ganhar em Portugal e acumulou recordes, tanto no lançamento de disco como no lançamento de peso.
Agora, ao ver de fora, as provas dos atletas portugueses em Londres explica que não têm de haver críticas, diz "que nós não podemos criticar os nossos atletas portugueses porque eles para lá estarem foi por mérito próprio e muitas vezes se calhar nem têm as condições suficientes".
Lembra a antiga atleta que é um sonho participar nos Jogos Olímpicos: "em primeiro lugar é um espectáculo fazer mínimos para os Jogos Olímpicos, não é fácil. Depois a sensação de lá estar... só a pessoa lá é que vê o prazer e a emoção que dá, porque é fora do vulgar, não é como competirmos aqui numa prova e estar meia dúzia de pessoas a ver a prova, aquilo é um sonho, dá vontade de chorar".
Teresa Machado lamenta que a maior parte dos portugueses só tenha olhos para o futebol: "Eu não tenho nada contra o futebol mas em Portugal é só futebol, infelizmente. Tenho me apercebido, por exemplo quando vou a uma pastelaria, ou vou a um café, vejo que a maior parte das pessoas não têm a televisão nos Jogos Olímpicos, é só futebol, novelas, ou aqueles programas da Júlia Pinheiro, se fosse futebol estava tudo parado para ver futebol, e o atletismo é muito bonito, quem diz atletismo diz as outras modalidades".
Teresa Machado participou em 4 edições seguidas dos Jogos Olímpicos, estreou-se em Barcelona em 1992, depois foi a Atlanta, Sidney e Atenas. |