domingo, 30 de Abril de 2017  12:04
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Publicidade Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Azeitonas Marinadas

Azeitonas Marinadas

Pique o alho e a salsa finamente (muito mesmo).

Lave as azeitonas e misture-lhes a salsa e os alhos. Tempere ...
» ver mais receitas


ROTEIROS TURÍSTICOS



SERRAS DO INTERIOR

imprimir resumo
Albergaria-a-Velha
1, 2 - Capela de Nossa Senhora do Socorro, no Monte de Nossa Senhora do Socorro
Situada no cume do Monde de Nossa Senhora do Socorro, antes designado por Bico do Monte, esta capela surge como cumprimento de promessa feita quando, no decorrer do ano 55 do século XIX, deflagrava um mortífero surto de cólera. O seu maior interesse reside no espantoso local onde foi edificada, com largas vistas para toda a região envolvente. No seu interior encontra-se uma escultura da Virgem com o Menino, obra de setecentos.

Sever do Vouga
3 - Ponte do Poço de S. Tiago

Enquadrada numa paisagem tranquila e deslumbrante, servia de passagem aos comboios a vapor que circulavam na Linha do Vouga. A sua extraordinária leveza, fruto do seu bom nível construtivo, constitui surpresa para o mais desatento.

4 - Praia Fluvial "Quinta do Barco"
Situada em Paradela do Vouga, esta bela praia fluvial é um local magnífico para um momento de lazer. Aqui, neste cenário natural assinalável, poderá praticar actividades desportivas, organizadas por empresas locais de Turismo Activo.

5 - Igreja Paroquial de Sever do Vouga
Chamada se Santa Maria no medievo, este templo é dedicado a Nossa Senhora da Conceição. Apresenta três naves e, na cabeceira, as três capelas correspondentes. Reconstruída nos últimos cinquenta anos do século XVI foi, ao longo dos tempos, alvo de alterações pontuais. O retábulo principal, barroco, pertence à segunda metade do século XVII. Os outros dois são também do século XVII, sendo o do Santo Cristo o mais antigo. Destaca-se a escultura da Virgem com o Menino, do século XVI, proveniente da oficina coimbrã. Merecedor de referência é também púlpito, barroco, das primeiras décadas do século XVIII, policromado e de talha dourada.

Cruzeiro do Adro
Enquadrado numa escadaria barroca, talvez ainda nos finais do século XVII. A coluna, salomónica, eleva-se através de seis espirais encimadas por um capitel coríntio, sobre o qual assenta a cruz.


6 - Casa da Aldeia
Considerada como imóvel de interesse concelhio e recuperada para Turismo de Habitação, esta casa brasonada é um belo exemplar da arquitectura rural do século XIX.

7 - Casa do Artesão de Sever do Vouga
Situada no centro da vila, é o local de encontro dos saberes e ofícios tradicionais que importa manter vivos e se deseja preservar na sua genuína arte tradicional. Aí funciona o Posto de Turismo.

8 - Cascata da Cabreia
Esta queda de água originada pelas águas do rio Mau que, chamado de rio Bom alguns quilómetros a montante, adquire um caudal mais aguerrido ao passar por Silva Escura, precipitando-se depois do alto de 20 metros no sítio da cascata da Cabreia. Aconselhamos assim, o visitante a percorrer a pé o trajecto até à Cascata para usufruir da beleza desta paisagem, aventurando-se pelos caminhos que recortam este local. Poderá ainda observar alguns exemplares de moinhos de água.

9 - Igreja Paroquial de Silva Escura
Obra datada do século XVII, foi reconstruída por volta de 1765. Bela e harmoniosa, foi restaurada recentemente. Possui uma lindíssima imagem do Senhor dos Passos.

10 - Dólmen da Arca da Cerqueira
Saindo de Silva Escura, de volta ao centro de Sever, deverá seguir em direcção de Rocas do Vouga. Aproximadamente a 8 km de Sever do Vouga encontrará este monumento de elevado valor arqueológico. Impondo-se pelas suas grandes dimensões, este vestígio bem conservado do Homem do período megalítico integra-se num vasto conjunto de 17 monumentos funerários.

Vale de Cambra
11 - Lomba de Arões

Saindo da Anta da Cerqueira, de regresso à estada principal, vire à direita, Depois de alguns metros, ao encontrar um cruzamento, deverá seguir para a esquerda até encontrar a placa de Arões. Quando chegar à aldeia de Arões deverá seguir em direcção de Salgueira, Mouta Velha e Cabrum, até encontrar a magnífica aldeia de Lomba. Esta é uma aldeia típica em socalcos, situada aproximadamente a 10 km de Arões, com características celtas e casas em xisto envoltas numa paisagem bela e imponente. Aqui ainda se produz o azeite à medida das necessidades, nos lagares de madeira. Aconselhamo-lo a percorrer, a pé, a aldeia num passeio pelo tempo.

12 - Casa da Tulha (Cepelos)
Deverá regressar à aldeia de Arões, onde seguirá em direcção de Cepelos (Estrada Nacional 227). É aqui nesta localidade que encontrará a Casa da Tulha. Conta o povo que terá sido dependência do Mosteiro de Arouca. Agravação inscrita (1760) situa a sua edificação no século XVIII. Com um interessante aspecto geral, é o portal - encimado por fogaréus e por uma cruz - que assume o protagonismo desta peça arquitectónica.

13 - Igreja Paroquial de Rôge
Não sendo de grandes dimensões, esta igreja foi construída nas primeiras décadas do século XVIII. A sua fachada chama desde logo à atenção pelas superfícies ornamentadas, relegando a torre, menos vistosa, para o seu lado direito. Solução pouco comum é o desenho da planta da capela principal, semicircular.
Projectando-se no ar a partir do adro do templo dedicado a S. Salvador, o cruzeiro barroco de granito ricamente esculpido, impressiona pela altura magestática - 14 metros.
O enquadramento da igreja e do cruzeiro na paisagem envolvente proporcionam um efeito de conjunto de rara beleza, sendo sem sombra de dúvida uma referência obrigatória da região.

14 - Museu Municipal (Macieira de Cambra)
Instalado nos antigos Paços do Concelho, reúne material arqueológico, cerâmica, traje e alfaias de diversas actividades tradicionais do concelho, com destaque para os ciclos do pão e do linho.

15 - Vale de Cambra
Saindo de Macieira de Cambra, dirija-se ao centro de Vale de Cambra e, na rotunda da estátua de Santo António, visite o Posto de Turismo. Aqui poderá obter mais informações sobre outras atracções, nomeadamente, a Praia Fluvial de Burgães e a Igreja Matriz de S. Pedro de Castelões, constituída por três naves e arco cruzeiro.

16 - Santuário de Santo António
Edifício de arquitectura contemporânea, no qual se conjugam vários materiais e elementos decorativos. Apresenta um conjunto de interessantes vitrais, que não deixa indiferente o olhar do visitante.

Oliveira de Azeméis
17 - Casa-Museu Ferreira de Castro (Ossela, Estrada Nacional 224)

Era a residência do conhecido escritor da região, Ferreira de Castro, homenageado publicamente através de uma escultura de Henrique Moreira, presente na sede de Concelho. Transformada em Casa-Museu exibe os sapatos e a mala que acompanharam o escritor na volta ao mundo, périplo que durou quase dois anos, no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial.

18 - Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis
Esta casa construída no princípio do século XX apresenta uma interessante colecção de aves e borboletas. O visitante pode também observar peças de vidro, fabricadas nesta cidade, bem como barros dos oleiros de Ossela e artefactos arqueológicos de Ossela e de Ul.

19 - Capela da Nossa Senhora de La Salette
Construída já no início do século XX, pelo traço de António Correia da Silva, nela ressoam ainda os ecos do romantismo tardio português, visíveis através da exploração estética da arquitectura medieval. É uma harmoniosa composição neogótica, embora tenha sido edificada em cimento por limitações de orçamento, A fachada, enquadrada nas laterais por dois torreões, ostenta uma bela rosácea com vitrais policromos desenhando figuras ao centro.
Abraçada pelo Parque La Salette, frondoso arvoredo "esculpido" no alto do Monte Castro ou do Calvário e escorrendo pela encosta abaixo, onde perder-se é sempre encontrar algo de novo. O chafariz, obra do século XVII, permite refrescar-se depois de saborear as deliciosas Broas de Mel, típicas desta região.

São João da Madeira
20 - Igreja Matriz

Foi fundada no século XIX e é de invocação a São João Batista. Por detrás desta Igreja passava a via militar romana de Talábriga e Lancóbriga.

21 - Palacete da Quinta do Rei da Farinha
É dos mais belos exemplares das chamadas "Casas dos Brasileiros". Neste edifício funciona o Centro de Arte de São João da Madeira que, para além do trabalho de animação e formação ao público, dispõe de três salas de exposições, uma sala que reúne o espólio artístico pertencente à instituição e de um Auditório para a realização de Colóquios, Concertos e Projecção de Diaporamas.

22 - Parque de Nossa Senhora dos Milagres
Espaço verde que acolhe o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres.


Informação gentilmente cedida pela Região de Turismo da Rota da Luz
« Voltar

ACESSO

Utilizador:
Password:
Ligar automaticamente:
» Registar
» Recuperar password
» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®