sábado, 24 de Junho de 2017  16:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Clínica Moinheiro Publicidade Publicidade

Inovanet

INQUÉRITO

Nos últimos anos a área ardida em Portugal tem sido muito elevada, e a reflorestação não está a dar resposta à perda de floresta. Acha que deveriam ser tomadas medidas mais exigentes?

sim
não
sem opinião
» ver todos os inquéritos  

RECEITA SUGESTÃO

Rabanadas Douradas ou Fidalgas

Rabanadas Douradas ou Fidalgas

Leva-se o leite ao lume com manteiga, três colheres de sopa de açúcar, um pau de canela, uma casca de laranja e uma ...
» ver mais receitas


ROTEIROS TURÍSTICOS



ROTA DO MAR

imprimir resumo
Ovar - Murtosa
1, 2, 3, 4 - Esmoriz, Cortegaça, Furadouro e Torreira

Estas praias, longos areais de perder de vista, encimados aqui e ali pela mata dunar, são conhecidos locais de veraneio das gentes da região. No Verão, estas paragens ganham uma vida especial, alegre e movimentada, própria de lugares à beira-mar. Salientamos a gastronomia local com excelentes pratos de peixe, confeccionados de forma ímpar nestas paragens.

Aveiro
5 - S. Jacinto e Reserva Natural

Povoação de tradição piscatória, S. Jacinto ergue-se na margem Norte da Barra, bordejando a laguna. Este povoado começou a implantar-se pelos séculos XII-XIII, quando o cordão lunar se estendeu do Furadouro para Sul. Entre o mar e a ria podemos hoje desfrutar das belas praias com areais de perder de vista e extensas dunas. A Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto é uma zona costeira de aproximadamente 666 há com praia, dunas móveis e fixas, mata de pinheiro bravo e charcos de água doce - local de passagem ou de invernada para aves aquáticas migradoras. Com um centro interpretativo e de acolhimento, a Reserva proporciona ao visitante inesquecíveis passeios pela natureza.

Ílhavo
6 - Praia da Barra

Após a visita à reserva voltar à praia da Torreira, passar a ponte da Varela seguindo em direcção a Estarreja - Cacia onde se apanha o IP5 em direcção à Praia da Barra.
Com o seu farol imponente, um dos mais altos da Europa, a Barra é uma das mais procuradas pelos veraneantes. É aqui que desagua a ria de Aveiro. Também aqui se assiste a entrada e saída dos barcos de pesca, ora escoltados pelas gaivotas, ora acenados com lenços brancos. A Barra é um local ideal para a prática do surf, windsurf, vela e pesca de mar. Durante o Verão as festas e os bares dão um colorido diferente à noite, tornando-se esta numa das praias mais frequentadas da região.

7 - Costa Nova
Esta é uma das praias mais famosas de Portugal, não só pelo seu enquadramento paisagístico entre a ria e o mar, mas também pelo seu casario típico - os palheiros de madeira coloridos. Este é um excelente sítio para a prática de desportos náuticos nas calmas águas da ria.

Vagos
8 - Praias da Vagueira e Areão

Estas praias, ligadas entre si por uma estrada ladeada pela ria, são ainda hoje pólos da tradição piscatória.
Aqui poderá presenciar a arte Xávega, uma forma de pesca tradicional baseado na força dos bois para a recolha das redes e utilizando embarcações a remos que chegam a levar quinze homens. O Areão, praia mais a Sul e menos procurada na época alta, apresenta ainda um cordão dunar vigoroso e uma zona de mata propícia a passeios pedestres. Aqui podemos avistar o Milhafre, a Garça Real, a Raposa e a Lontra.


Informação gentilmente cedida pela Região de Turismo da Rota da Luz
« Voltar

ACESSO

Utilizador:
Password:
Ligar automaticamente:
» Registar
» Recuperar password
» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®