1-Não tem corrido de feição os últimos jogos para o Fermentelos. A equipa da Pateira contabiliza quatro derrotas consecutivas, a última das quais em Castelo de Paiva e, com um jogo em atraso, caiu para a 16.ª posição.
O Mourisquense, que já não perdia há cinco jornadas, deixou os três pontos em Aguada de Cima. Num derby intenso, a LAAC acabou por levar a melhor.
O Águeda venceu sem qualquer problema a Oliveirinha.
2-A LAAC joga em Oliveirinha. O seu adversário é a única equipa que ainda não venceu no campeonato. A equipa de Vítor Rita parte com algum favoritismo.
O Águeda, em Cucujães, frente ao penúltimo classificado, também tem boas hipóteses de pontuar.
O Fermentelos recebe o Pessegueirense, num jogo em que é imperioso ganhar, de molde a que a equipa volte a adquirir os níveis de confiança do início da época. Em casa, o Mourisquense não terá tarefa fácil diante do Estarreja.
SÉRIE C. 1-O Oiã folga e candidata-se a perder a liderança, caso Troviscalense e Sosense vençam os seus respectivos jogos. O primeiro desloca-se à Mamarrosa, num derby que promete emoção e total incerteza no resultado. A equipa de Fernando Brasileiro está bem e recomenda-se, mas como neste tipo de jogos não há favoritos, os pratos da balança podem pender para qualquer dos lados. A equipa de Sosa, que tem sido uma agradável surpresa neste início de campeonato, joga no Requeixo, que soma actualmente dois empates e ainda não perdeu.
Trata-se de um adversário difícil, mormente quando joga em casa. A tarefa dos pupilos de Alfredo Neves não se afigura nada fácil.
Ainda sem ganhar, o Bustos tem uma deslocação curta à Carregosa. Com outra tarimba nestas andanças, acreditamos que os bustuenses alcancem a primeira vitória da época.
O Águas Boas têm um osso duro de roer na Gafanha D’ Aquém. Os gafanhotos ainda não perderam e estão melhor posicionados que os bairradinos, que ainda não acertaram o passo.
O Nariz, única equipa que ainda não marcou qualquer golo e já sofreu 15, fará a recepção ao Eirolense. À partida a equipa de Eirol tem outros argumentos para não ser surpreendida.
A BARC tem tudo para conhecer a primeira vitória em casa diante do Bom Sucesso, depois de três empates em outras tantas jornadas.
SÉRIE D. 1-O Famalicão defende a liderança no reduto do CRAC. A equipa de Parada de Cima, que conta com um jogo a menos, soma dois empates, ainda não perdeu, e na última jornada travou a marcha vitoriosa do Aguinense na casa deste. O jogo grande da jornada é o Mealhada - Calvão. Os vaguenses repartem a liderança com o Famalicão e terão um teste de fogo na casa de um dos principais candidatos à subida. Jogo de tripla.
O Aguinense, actual 3.º classificado, joga no terreno do Couvelha. Mais um derby anadiense, sempre de resultado imprevisível.
Na calha para subir alguns degraus na tabela encontra-se o Luso. Joga em casa com o Ribeira/Azenha. Se o desempenho dos ribeirenses for idêntico ao das últimas jornadas, os homens das águas têm boas probabilidades em garantirem os três pontos.
Em Arinhos, o Benfica local recebe os vizinhos do Antes. As duas equipas estão em branco na classificação e, mesmo tratando-se de um derby local, alguém irá desfazer o nó.
É vem provável que o factor casa marque pontos no duelo entre VN Monsarros e Carqueijo, numa jornada em que o Paredes do Bairro folga.
Manuel Zappa
zappa@jb.pt