Henrique Venda é o novo campeão nacional de Supercross. O piloto algarvio assegurou a conquista do título Elite na penúltima jornada do Campeonato, disputada no passado dia 15, na Poutena. A vitória nesta prova coube a Joaquim Rodrigues, mas o 2.º lugar foi suficiente para Venda antecipar o triunfo na competição.
Aos 24 anos de idade, Henrique Venda já tinha no vasto currículo dois títulos de campeão - o de Motocross na classe Sub’21 em 2005, e na classe SX2 de Supercross em 2006 - mas, na noite de sábado, o piloto de Portimão conquistou finalmente uma coroa absoluta. Um êxito que pôde ser comemorado já nesta sexta e penúltima ronda do Campeonato, também porque o adversário directo, Roman Perez, teve azar na Super-Final e averbou o seu pior resultado nesta campanha.
A Super-Final Elite fechou o programa de corridas na Poutena, no concelho de Anadia. As emoções fortes começaram logo na recta subsequente à primeira curva, quando Roman Perez sofreu uma queda após toque de um adversário. O espanhol perdeu bastante tempo, retomou a acção no último lugar e apenas conseguiu subir até ao 8.º posto. Enquanto isso, Henrique Venda era 2.º classificado, e, feitas as contas do Campeonato, ficou com 25 pontos de vantagem - o equivalente a uma vitória. Porém, mesmo que Perez ganhe a última prova e Venda não pontue, o desempate é favorável ao algarvio por maior número de vitórias alcançadas, pois para este Campeonato contam todos os resultados obtidos.
A corrida foi dominada por Joaquim Rodrigues Jr., que chamou sempre seu o primeiro lugar, assim como Henrique Venda também foi o único proprietário da 2.ª posição. Paulo Alberto sustentou o 3.º posto até à décima segunda volta, quando foi ultrapassado pelo espanhol, Xavier Hernandez, e até ao fim ainda seria superado por mais um trio, constituído por Nuno Gonçalves, Hugo Santos e Nélson Silva, que por esta ordem cruzaram a meta atrás de Hernandez.
Antes desta corrida, disputaram-se as finais por classes, sendo que na pista do Areeiro compareceram 16 pilotos de SX1 e outros tantos em SX2. Na Final SX2 Paulo Alberto começou por liderar, mas na quinta volta foi superado por Nuno Gonçalves. Em grande ritmo, Gonçalves manteve a posição para conquistar o seu primeiro triunfo nesta temporada, quebrando assim a invencibilidade de Alberto - que chegou à Poutena vindo directamente de França, onde na véspera tinha disputado uma prova. Já a uma volta do vencedor, Daniel Pinto completou o pódio SX2.
Na Final SX1, Joaquim Rodrigues instalou-se no comando após o arranque e na fuga ao pelotão foi seguido de perto por Roman Perez. Na décima volta Rodrigues teve uma queda ligeira e foi passado pelo espanhol, mas na décima quarta passagem foi reposta a hierarquia inicial, com o piloto de Barcelos a acelerar para a vitória. O 2.º lugar também serviu os interesses de Perez, pois reforçou a posição de comandante do Campeonato nesta classe, ao aumentar de 3 para 5 pontos a vantagem sobre o perseguidor imediato, Henrique Venda.
Venda começou por rolar em 3.º, mas perdeu essa posição para Hugo Santos entre a quarta e a décima voltas. Depois, o algarvio recuperou em definitivo o 3.º lugar, terminando com 2,8s de vantagem sobre Nélson Silva, enquanto Hugo Santos perdeu terreno e chegou sozinho no 5.º posto.
Na Poutena estiveram também 12 jovens concorrentes ao Troféu de Iniciados. O piloto que liderava esta competição, Ruben Luís, teve azar porque desistiu por queda, logo na primeira curva após o arranque. Fábio Maricato foi o único comandante da corrida, recebendo perfeitamente isolado a bandeirada de xadrez. O espanhol Óscar Barciela acabou no 2.º posto em que rodou desde a terceira volta, sendo Jorge Maricato o 3.º classificado.
O "Nacional" de Supercross tem a sua jornada de encerramento na noite do próximo dia 22, em Ourém.