domingo, 2 de Novembro de 2025  07:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-03-2009

Ave foi encontrada no Estádio Municipal da cidade


Anadia - Águia devolvida à natureza

Uma águia-de-asa-redonda foi, na última quinta-feira, devolvida ao habitat junto à Biblioteca de Anadia. A iniciativa esteve a cargo do CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) estrutura do Parque Natural da Serra da Estrela onde, no último mês, o jovem macho (com menos de dois anos) esteve a recuperar de um longo período de cativeiro ilegal de que terá sido vítima.

De acordo com Miguel Póvoa a ave foi encontrada por um funcionário da Câmara Municipal de Anadia, no Estádio Municipal da cidade, a 28 de Janeiro, apresentando lesões e comportamentos compatíveis com a permanência em cativeiro ilegal.

De imediato a equipa do SEPNA da GNR de Anadia recolheu a ave e entregou-a no CERVAS, onde foi sujeita a todo o processo de recuperação que incluiu aumento do peso, melhoria da condição corporal e contacto com aves da mesma espécie.

Ricardo Brandão, veterinário do CERVAS sublinharia ainda o facto do animal apresentar uma grande pelada na cabeça derivado ao cativeiro, assim como algumas lesões nas patas.

Baptizado de "João Ratão" momentos antes da libertação, a águia-de-asa-redonda teve como madrinha (tal como a águia libertada por esta organização, em Fevereiro, na zona do Pereiro) Vanda Póvoa, administradora da Vinícola Castelar.

Assinatura de Protocolo. A libertação foi complementada com uma cerimónia de assinatura de um protocolo de parceria entre a Associação ALDEIA e a Vinícola Castelar Lda., empresa esta que irá apoiar o CERVAS através da cedência de parte das verbas obtidas na venda de um lote de garrafas de Vinho Tinto da Bairrada 2000 "Trôno Real" com um rótulo especial dedicado à temática da recuperação de águias.

Ao todo são 150 garrafas magnum que podem ser adquiridas no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia ou na empresa por 11,20 euros.

A JB Vanda Póvoa reiterou a vontade da empresa em se associar a estas causas, no sentido de ajudar na preservação de espécies protegidas.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®