domingo, 2 de Novembro de 2025  07:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-03-2009

Cidadãos demitem-se dos seus deveres de participação


Oliveira do Bairro é pouco atractiva e desordenada

"Oliveira do Bairro é uma cidade pouco atractiva e tem uma grande falta de ordenamento. É uma grande miséria e uma grande anarquia". As afirmações foram proferidas, na noite de sexta-feira, durante o Fórum Passado, Presente, Futuro, por Miguel Roque, presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB).

À semelhança dos anteriores organizados pela Associação dos Naturais de Oliveira do Bairro (ANOB), este fórum pretende chamar a atenção para os problemas relacionados com a freguesia de Oliveira do Bairro.

Nesta segunda edição, foram colocados a discussão os seguintes temas: como chamar, motivar e mobilizar os oliveirenses a participarem nestas reuniões; o que faz falta na nossa cidade; se e a freguesia tem ou não associações a mais.

Motivação. Miguel Roque, cidadão de Oliveira do Bairro, é da opinião de que a falta de motivação é muito difícil de combater, pelo que "só o contacto individual funciona. Hoje em dia, as pessoas ainda têm receio de comunicar em público". Por isso, "o melhor é que cada um de nós traga um amigo".

Já Alberto Cardoso lamentou a falta dos responsáveis pelas associações do concelho que "deviam ter o sentido da participação". Relativamente à má imagem da cidade, sublinhou que "existem projectos e que estão encaminhados no sentido de corrigir situações do passado".

Alberto Cardoso sugeriu ainda que "a ANOB ajuste o debate aos tempos que correm", enquanto que Joaquim Santos se mostrou mais preocupado com o facto de não conhecer os estatutos da ANOB.

Para Rui Santos, a falta de motivação é um problema cultural, até porque "as pessoas demitem-se dos seus deveres de participação".

Destacou ainda a falta de estacionamento no Centro de Saúde e elencou diversos problemas arquitectónicos, que Joaquim Santos (vice-presidente da Câmara) disse ter resposta para todos, mas que, como autarca, não o poderia fazer ali.

À semelhança de outras intervenções, Carlos Nunes referiu-se à futura Alameda de Oliveira do Bairro, afirmando que se esta obra não for feita, o aspecto da cidade de Oliveira do Bairro vai piorar, devido às construções que estão a ser desenvolvidas ao longo de todo o trajecto.

Para Carlos Ferreira, que representava o Oliveira do Bairro Sport Clube, o que deveria ser debatido "era a sustentabilidade das associações e não o número de associações existente".

Pedro Fontes da Costa

pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®