com a sobremesa "Vinho dos deuses", na categoria Restauração e Pastelarias e o Centro Cultural de Sá, com a sobremesa "Baibaga", na categoria Particulares e Associações, foram os grandes vencedores da 2ª edição do concurso de sobremesas com uva, promovido pela ACIB (Associação Comercial e Industrial da Bairrada). A divulgação dos premiados teve lugar na última sexta-feira, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, durante a transmissão do programa "Praça da Alegria", da RTP1.
Miguel Roque, presidente da ACIB, reconheceu a importância do certame que, para além de servir para dinamizar o sector na área da restauração e da pastelaria, ajuda a promover a própria região da Bairrada e algo que lhe está intimamente ligado - as uvas.
Realçando o facto de apenas numa semana se ter conseguido arranjar 21 concorrentes (por forma a que o concurso pudesse integrar a transmissão televisiva e dado que o concurso acontece em Outubro), Miguel Roque sublinhou tratar-se de uma acção para continuar, dado o sucesso que tem vindo a alcançar.
Ao todo, 21 sobremesas (qual delas a melhor) estiveram a concurso. Dez na categoria para profissionais de restauração e pastelaria e 11 na categoria de particulares e associações, mostrando o envolvimento e adesão a este tipo de iniciativas.
O júri, que integrou os chefes Luís Lavrador, da Escola de Hotelaria de Coimbra e Gustavo Maya e Jorge Fernandez, ambos da Escola de Hotelaria de Mirandela, tiveram em consideração requisitos como apresentação, paladar e originalidade.
Depois de uma difícil tarefa, dada a "qualidade e a originalidade" das sobremesas apresentadas, Luís Lavrador, presidente do júri, destacaria ainda a dificuldade que existe em fazer sobremesas com uvas.
"As uvas não são como outra fruta e requerem mais atenção e cuidado na elaboração de sobremesas", disse, realçando ainda a dificuldade na escolha dos vencedores: "as 21 sobremesas estão muito bem elaboradas e apresentam um grande cuidado e beleza", evidenciando o empenho e o aumento do nível qualitativo.