Todos os instrutores da Bairrada participaram em mais um curso internacional, que teve lugar, nos dias 15 e 16 de Dezembro, no pavilhão da EB 2/3 de Cantanhede, com o mestre belga Dirk Heene, 7.º Dan, instrutor chefe da Academia SRKA. Estiveram presentes neste curso, pois assumem a formação como factor principal na sua acção evolutiva.
O mestre Henrique Carriço 4º Dan, da Mamarrosa, membro do conselho Técnico do Centro de Karaté-Do de Aveiro, e Joaquim Pacheco 3ºDan, do Paraimo e Lionel Tavares 2º Dan, da Murta, responsáveis pela divulgação do Karaté-Do Shotokan Ryu Kase Ha nos concelhos de Oliveira do Bairro e de Anadia, também participaram em mais um curso.
A participação nestes cursos é fundamental para um aperfeiçoamento contínuo do Karaté e mais próximo do praticado no centro da Europa, mais rápido, mais forte, mais eficaz e mais competitivo. É com a sua prática continuada que o conhecimento será mais profundo. Não se trata de uma diversão, é um desporto sério que requer um esforço permanente, muita paciência, disponibilidade e compromisso.
É fundamental para o sucesso das classes a formação contínua dos seus responsáveis. Um praticante de Karaté-Do tradicional pode praticar e melhorar o seu Karaté toda a sua vida. O seu corpo pode tornar-se mais lento com os anos, mas a sua mente e o seu espírito manter-se-ão rápidos e o conhecimento crescerá. A prática do Karaté com os colegas leva cada um à descoberta de si próprio e dos outros.
Só com o tempo, muito suor e humildade se encontra a satisfação neste desporto: Karaté-Do Shotokan Ryu Kase Ha.