domingo, 22 de Dezembro de 2024  03:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Aqueça o óleo. Fritam-se ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-10-2007

O desafio desta série é conseguir 1200 pacotes distintos


Aveiro - Periglicofilia alastra e é aproveitada para negócio

Mais de uma centena de periglicófilos reúnem-se domingo em Aveiro, num encontro que esperam vir a ter repercussões mundiais.

Pouca gente sabe o que é a "periglicofilia", mas são já muitos os que a vivem como "uma doença" e alguns entram numa verdadeira ansiedade para encontrarem as embalagens de que tanto carecem.

Vivem vários anos dependentes do açúcar mas nem todos o consomem e muitos desconhecem que são periglicófilos.

Só em Aveiro existem cerca de 90 periglicófilos registados, mas estima-se que no país existam muitos mais.

A periglicofilia, também designada "Glicopacofilia" ou "pacoglicofilia" é, afinal, uma actividade tão simples como coleccionar pacotes de açúcar e o periglicófilo não é mais do que o coleccionador.

O coleccionismo de pacotes de açúcar está de tal forma activo que até já tem um portal na Internet para fazer trocas, com informações úteis sobre temas, séries e numeração, e já há pelo menos uma empresa que produz pacotes personalizados.

O portal dos coleccionadores de pacotes de açúcar - www.pacotinhos.net - é a entidade organizadora de mais um encontro mensal, no dia 28, pelas 10:00, no Centro Glicínias, e vai marcar o lançamento de uma série dedicada ao animal, que conta vir a ser a maior em termos mundiais.

A série tem como objectivo alcançar as 1.200 unidades (pacotes com imagens diferentes) e é promovida pela MySugar, empresa de Aveiro que se dedica à comercialização e à personalização de pacotes de açúcar para o mercado empresarial e para o segmento de particulares.

"O desafio desta série é conseguir 1.200 pacotes distintos até dia 08 de Outubro de 2008, data em que se comemora o Dia do Animal", refere Hélder Bernardo, um dos sócios da empresa.

Segundo Hélder Bernardo, pretende ser uma série completa de pacotes de açúcar, impressos a cores, numerados de 1 a 1.200, em pacotes de tamanho de 70x45mm. "Será lançada em grupos de 12, baseada na participação crescente dos interessados, até ter atingido o nº 1.200", sublinha ainda aquele responsável.

Já com mais de 200 inscrições em apenas um mês e meio, a iniciativa está a despertar a curiosidade e o interesse dos aficionados, alguns dos quais fizeram chegar fotos dos seus animais de companhia, cães e gatos, à organização, para figurarem na impressão dos pacotes.

Rita Gonçalves, a outra sócia da MySugar, é engenheira química de formação e coleccionadora há 10 anos. A ideia de criar o negócio surgiu quando pretendeu fazer pacotes de açúcar com um cunho pessoal e "descobriu" que não havia nada do género no mercado.

"Todos os fornecedores que contactámos falavam-nos em toneladas de açúcar, que não era o que nos interessava", relata.

A dificuldade levou-a, juntamente com o actual sócio, a procurar no mercado quem fizesse pacotes em pequena escala e acabaram por descobrir um fornecedor italiano, com que actualmente trabalham.

Há cerca de um ano começaram a actividade em nome individual, mas o sucesso foi tal que, em Setembro, avançaram para a criação da empresa.

Iniciaram com pacotes de açúcar personalizados para casamentos, com edições limitadas a cerca de 140 pacotes, que ainda hoje é uma das principais vertentes do negócio, mas trabalham já com empresas, em maiores produções, inseridas nas respectivas acções de marketing.

O relativo baixo preço praticado tem ajudado a fazer crescer as vendas: cada série de 140 pacotes personalizados para casamentos custa 35 euros e, para as campanhas das empresas, a média é de 600 euros por cada 100 quilos de açúcar, já com IVA.

"É um meio de publicidade muito forte e com uma grande qualidade, dado que trabalhamos com impressão digital a quatro cores", explica.

Bancos, hotéis e restaurantes estão entre os seus actuais clientes e o próximo passo é alargar a centros comerciais e a agências de publicidade, para inserir os pacotes como meio nas campanhas publicitárias.

A maior dificuldade, segundo Rita Gonçalves, continua a ser o não ter fornecedores portugueses, pois o facto dos pacotinhos virem de Itália obriga a um prazo de um mês para as encomendas.

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®