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03-07-2007

A insuficiente divulgação é reconhecida pelos responsáveis


Oliveira do Bairro - Transporte municipal à espera de adesão

O serviço de transportes urbanos começou ontem a funcionar em Oliveira do Bairro, com o objectivo de reforçar a centralidade da sede concelhia, mas foram poucos os passageiros a embarcar na manhã do primeiro dia.

A insuficiente divulgação é reconhecida pelos responsáveis da autarquia, que confiam numa maior adesão nos próximos dias, "à medida que as pessoas vão passando palavra e o serviço começa a ser conhecido".

Apesar da ideia de transportes colectivos intermunicipais ser defendida no seio da Associação de Municípios da Ria (AMRia) a que Oliveira do Bairro pertence e de haver "um namoro antigo" para a cobertura do município pelos autocarros do vizinho concelho de Aveiro(MoveAveiro), o executivo municipal a que preside Mário João Oliveira (PSD) decidiu avançar com o serviço próprio, que havia prometido em campanha eleitoral.

"Nada impede que a rede intermunicipal venha a ser montada, usando os serviços que cada município já dispõe. A essa rede poderá ser entregue a gestão dos percursos e horários e não necessariamente [a gestão] patrimonial", justificou à Lusa a vereadora Laura Pires.

Já quanto à não cobertura pela MoveAveiro, a explicação oficial é a de que é uma questão de números: "chegámos a ter conversas com a MoveAveiro, mas o custo do serviço era superior", disse a vereadora da Câmara de Oliveira do Bairro.

Há, no entanto, uma opção política que também pesa na decisão dos autarcas de Oliveira do Bairro e que a escolha pelos autocarros do município vizinho dificilmente poderia preencher e que é a de "afirmar a centralidade de Oliveira do Bairro".

"Foram definidos dois percursos para chegar a todos os lugares do concelho e permitir às pessoas virem à cidade de Oliveira do Bairro tratar dos seus assuntos pessoais e fazer compras. Há a preocupação de acentuar a centralidade de Oliveira do Bairro, contrariando a atracção de outros centros urbanos sobre partes do nosso concelho, nomeadamente de Aveiro em relação a Oiã, Palhaça e Bustos", admitiu à Lusa fonte envolvida no processo.

Na fase experimental, os transportes colectivos funcionam sem paragens definidas, em que os passageiros embarcam após fazerem sinal de paragem ao autocarro, desde que salvaguardadas as condições de segurança.

Além da falta de divulgação, uma das críticas ouvidas pela Lusa no primeiro dia junto de alguns moradores é a de que "os horários não servem para quem trabalha nas fábricas".

"O objectivo é servir a população mais idosa e desfavorecida e nesta fase vamos a todas as aldeias, mas todas as zonas industriais estão incluídas nos percursos. Veremos o grau de adesão das populações e, se for o esperado, avançaremos em Setembro com dois mini-autocarros, o que resolverá o problema da adequação dos horários às "horas de ponta" dos períodos laborais. Primeiro queremos ver se temos adesão", explicou à Lusa Laura Pires.

O serviço arrancou com um autocarro novo de 22 lugares, dotado de ar condicionado e outras comodidades, e é assegurado em regime de prestação de serviços, após concurso aberto para o efeito, em que ganhou a proposta com o melhor preço e que correspondia aos requisitos.

Para o Município, no período experimental, representa um investimento de 15 mil euros, a que corresponde um custo médio diário de 275 euros, mas a duplicação do número de autocarros em Setembro não irá custar o dobro, de acordo com o que está negociado para a prestação do serviço.

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