domingo, 22 de Dezembro de 2024  15:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Aqueça o óleo. Fritam-se ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-12-2006

Estabelecer formações conjuntas de elevado nível internacional


Aveiro e Espanha com pós-graduações conjuntas

As universidades portuguesas do Porto, de Aveiro e do Algarve vão integrar, com universidades espanholas, um programa internacional de pós-graduações em Biologia Marinha e Nanociências, que deverá arrancar já no próximo ano lectivo.

De acordo com informação divulgada pela Universidade de Aveiro, este programa é promovido no âmbito da colaboração entre Portugal e Espanha na área do desenvolvimento tecnológico e conta ainda com a participação das universidades de Vigo, Coruña e Santiago de Compostela.

Além das universidades, são também parceiros os Laboratórios associados CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar) e CIMAR (Centro de Investigação Marinha e Ambiental) e o Instituto de Investigacións Mariñas (CSIC).

O objectivo desta parceria é estabelecer formações conjuntas de elevado nível internacional que concedam os graus de Mestre e de Doutor, num regime de titulação conjunta e de reconhecimento automático do grau obtido por parte de todas as universidades intervenientes, adianta o comunicado.

O programa prevê que numa primeira fase se avance com um Mestrado na área das Novas Tecnologias em Ciências Marinhas, que contemple especializações em "Conservação e Gestão" (Ambiente Marinho e seus Recursos) e "Produção" (Biotecnologia e Aquacultura).

Esta primeira fase deverá arrancar também com um Doutoramento que foque a área dos Recursos/Biologia Marinha e Aquacultura, que suporte o Programa Doutoral português em Ciências do Mar e do Ambiente e o Programa Doutoral galego em Biologia Marinha e Aquacultura.

O grau de Mestre é concedido após o cumprimento de 120 créditos (ECTS), num período de dois anos.

O ciclo de estudos, que está previsto iniciar-se no ano lectivo de 2007/2008, tem como objectivo uma formação voltada para a abordagem científica da sustentabilidade dos Recursos Marinhos e da resolução dos problemas das economias ligadas ao Mar, das regiões onde se inserem as Universidades participantes.

Além das universidades e laboratórios participantes, serão convidadas empresas para participar na gestão estratégica e acompanhamento do programa, e ainda no acolhimento de alunos e apoio ao desenvolvimento de projectos.

O Programa Doutoral implica o estabelecimento de novos acordos de reconhecimento mútuo dos graus, que resultará, já a partir do ano lectivo de 2007/08, na possibilidade de intercâmbio de alunos e de docentes e investigadores, durante o primeiro ano do ciclo de estudos.

O primeiro ciclo deverá integrar um ano curricular (60 ETCS), acrescido de três anos de trabalhos conducentes à elaboração da tese, podendo estes ciclos de estudos decorrer em qualquer dos parceiros institucionais.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®