domingo, 22 de Dezembro de 2024  05:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Aqueça o óleo. Fritam-se ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-04-2024

Ílhavo: Vamos ao cricos é mostra "gastronómica e cultural".



O Festival gastronómico “Vamos aos Cricos” está de regresso ao Município de Ílhavo com edição em curso até 1 de maio.

Festival de Produtos da Ria como incentivo ao uso de produção local de bivalves nas cartas de restaurantes, petisqueiras e cafés do Município de Ílhavo.

Atividade tradicional da qual dependem muitas famílias mas também uma atividade cada vez mais desenvolvida e com áreas próprias de trabalho.

Atualmente, existem cerca de um milhar de mariscadores licenciados na Ria, sendo que a captura de bivalves e a pesca do choco da Ria representaram mais de 8 milhões de euros para a economia da Ria de Aveiro em 2022 (dados do INE para a lota de Aveiro, situada no Porto de Pesca Costeira na Gafanha da Nazaré).

Mariana Ramos, vereadora da cultura, afirma tratar-se de uma aposta que visa também a divulgação de informação para o correto manuseamento dos bivalves na cozinha (com áudio)

O “Vamos aos Cricos” pretende estimular a gastronomia local; os circuitos curtos e legais da economia local e o consumo destes produtos no município.

As experiências gastronómicas e os estabelecimentos aderentes podem ser consultados em visitilhavo.pt.

Como complemento às experiências gastronómicas, o festival inclui a atividade “Vamos aos cricos com quem sabe!”, no dia 6 de abril, sábado, às 9h00, no Canal de Mira da Ria de Aveiro.

Em pleno Canal de Mira, um dos mariscadores da Ria de Aveiro, e associado da APARA, descreve as espécies de bivalves da Ria, explica como e quando se apanham, quais os tamanhos mínimos e fala sobre este modo de vida tão tradicional da Ria de Aveiro e as suas gentes.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®