domingo, 22 de Dezembro de 2024  11:46
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Aqueça o óleo. Fritam-se ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-05-2006

Nova subida em Junho


BCE deve manter as taxas de juro nos 2,5% na reunião de 5ª feira

O Banco Central Europeu (BCE) deve manter as taxas de juro inalteradas na reunião de quinta-feira, continuando a preparar o mercado para uma nova subida em Junho, segundo os analistas ouvidos hoje pela agência Lusa.

O preço do dinheiro deve ficar nos 2,5 por cento, depois de um aumento de 0,25 pontos percentuais em Março.

Após a reunião de Abril ficou claro que o aumento das taxas não seria em Maio, pelo que o banco não quereria agora surpreender o mercado, segundo Rui Constantino do Santander Negócios Portugal.

Os dados "favoráveis" da Zona Euro, as declarações dos responsáveis do BCE e a necessidade de conter eventuais pressões inflacionistas devem justificar uma subida das taxas de juro em Junho, de acordo com o analista José Brandão de Brito do BCP.

O crescimento da massa monetária (um indicador de liquidez) e do crédito ao sector privado devem levar o BCE a manter o ritmo de subida de taxas, apesar do risco de valorização do euro, disse Teresa Gil Pinheiro, analista do BPI.

O risco moderado de inflação através dos aumentos salariais também deve ser outro dos argumentos usados pelo banco central para subir o preço do dinheiro em Junho, já que a Alemanha e a Itália negociaram subidas de salários de três por cento (acima da inflação) para 2006, referiu Brandão de Brito.

O mercado e todos os analistas ouvidos pela Lusa prevêem uma nova subida das taxas de juro da Zona Euro em Junho, de 0,25 pontos percentuais, acreditando que no final do ano a taxa de referência chegue aos 3,25 por cento.

A próxima reunião do conselho de governadores do BCE está agendada para 4 de Maio.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®