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21-09-2005

Inglês, computadores e valores


Pluralidade

Os jornais informaram, abundantemente, que milhares de crianças do I ciclo irão, já neste ano lectivo, aprender inglês nas escolas. É também notícia que algumas autarquias equiparam com computadores os jardins de infância do concelho. Iniciativas positivas e de aplaudir.

A aprendizagem de línguas estrangeiras corresponde hoje a uma necessidade, mormente para as novas gerações. A língua inglesa, pela inovação tecnológica generalizada e a facilidade de contactos, dentro e fora o país, constitui uma riqueza que não se deve menosprezar. Por outro lado, a utilização das novas tecnologias ao nosso alcance, exige uma aprendizagem que se faz com maior êxito, logo a partir dos primeiros anos de escola. O acesso generalizado ao computador pode proporcionar a todos um enriquecimento, tanto para o processo educativo, como para a vida futura.

Sem menosprezar estes meios com o seu mérito próprio, não obstante as dificuldades de aplicação em muitos casos, por deficiente conhecimento da realidade, o que acontece, muitas vezes, a quem manda de cima, o facto, em si positivo, permite, a propósito, algumas considerações.

Dada a nossa proverbial propensão para a superficialidade e o imediatismo para o fascínio da novidade, só porque é novidade e, dado ainda o peso político destas medidas, há que ter presente que as coisas novas não valem por si, mas como meios orientados para um fim concreto. Tratando-se de crianças em período de formação, tudo o que é novo não pode deixar de se integrar no processo em curso e estar ao serviço de uma formação humana, harmónica e integral.

Estamos perante uma exigência do projecto educativo, que impõe aos responsáveis, ministério, professores e autarquias, olhar e ver para além da euforia do anúncio da aprendizagem temporã da língua inglesa e do uso generalizado do computador.

Há sempre que considerar que, na educação, há valores que não se dispensam na construção da pessoa. São como que a argamassa necessária para a coesão e a consistência do que se vai proporcionando na formação, a fim de tudo se orientar no sentido de que a criança e, depois, o adolescente e o jovem venham a ser, a seu tempo, adultos equilibrados, sérios, socialmente integrados, responsáveis e participativos.

Não se pode esquecer que a valorização exagerada de alguns meios pode levar a descuidar outros, a desequilibrar a harmonia, a não respeitar a integridade da pessoa.

Muita gente nova move-se por emoções que tanto geram entusiasmo, como náusea e aversão. O que conta é o que se gosta e, raramente, se gosta do que se deve. A educação, sabendo nós que pode haver mais propensão para um ou outro campo de aprendizagem, tem de ajudar a criança, desde o início, a entender a importância de todos os conteúdos temáticos, e a formar e desenvolver todas as faculdades: inteligência, vontade, memória, afectividade, sentido estético e crítico, capacidade de opção e de decisão, abertura natural ao transcendente? Há ainda que dar atenção ao respeito pelos outros, à criação de hábitos de trabalho, ao germinar perigoso do individualismo e da vaidade pessoal. Não se pode permitir que se sobreponha o uso acrítico dos meios que fascinam, à exigência dos valores num processo educativo humano, sério e equilibrado.

A inovação na educação deve atender, antes de mais, aos educadores: ouvi-los, dar-lhes meios de preparação, proporcionar parceria com outros intervenientes no processo, ver com eles as vantagens e os possíveis desvios. Se estes se deixam contagiar pela euforia da novidade, ou se instalam, criticamente, nas dificuldades que advêm, nunca haverá bom aproveitamento dos meios. Inovar na educação não é o mesmo que inovar na tecnologia de uma empresa. Mas, num e noutro caso, tem de se saber estar e usar.


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