domingo, 22 de Dezembro de 2024  14:18
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Aqueça o óleo. Fritam-se ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-07-2005

Chamas perto de casas em Assilhó, Frossos, Frias e S.Marcos


Incêndios - Albergaria-a-Velha

O incêndio de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro, está a consumir áreas de vegetação muito perto de casas nas povoações de Assilhó, Frossos, Frias e São Marcos, disse à Lusa uma fonte do Serviço Distrital de Protecção Civil.

Em declarações à Lusa, o comandante António Machado disse que a situação está "controlada" na vila de Albergaria-a-Velha, onde o fogo chegou a consumir vegetação junto aos passeios públicos, andou nas imediações de um posto de abastecimento de combustíveis e consome a área florestal envolvente ao centro urbano.

A preocupação maior dos bombeiros é neste momento dirigida para as povoações de Assilhó, Frossos, Frias e São Marcos onde o fogo anda muito perto das casas.

Além de 22 corporações de bombeiros com 158 homens e 43 viaturas, estão envolvidos no combate às chamas três helicópteros, um deles habitualmente estacionado em Albergaria-a-Velha e os outros dois provenientes de Vale de Cambra e de Santa Comba Dão, mas os fortes ventos que estão a fazer propagar o incêndio também dificultam as operações dos meios aéreos.

Segundo disse à Lusa António Machado, são aguardados na zona reforços, nomeadamente de um pelotão militar e do grupo de reforço de Coimbra, tendo sido mobilizados para o incêndio de Albergaria-a-Velha quase todos os meios disponíveis no distrito de Aveiro, sem contudo deixar desguarnecidas as outras zonas.

Apesar de estarem cerca de 40 bombeiros de prevenção em Albergaria-a-Velha, quando o incêndio começou, pelas 03:11, a forte intensidade do vento, com rajadas superiores a 100 quilómetros/hora, impediu que o conseguissem controlar na fase inicial.

O plano municipal de protecção civil de Albergaria-a-Velha foi activado e o presidente da Câmara, João Agostinho está no local a acompanhar a situação, sendo aguardada a presença do governador civil, Filipe Brandão, responsável pela protecção civil distrital.

De acordo com o comando das operações, instalado junto a um posto de combustíveis em Albergaria-a-Velha, o incêndio abrange neste momento não apenas o concelho de Albergaria-a-Velha, mas também áreas do concelho vizinho de Águeda.

O comandante dos Bombeiros de Albergaria-a-Velha, José Bismark, disse à Lusa que há uma bombeira intoxicada, que não pode ser assistida no Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha, que se encontrava encerrado, tendo sido transportada para o Hospital Distrital de Aveiro.

José Bismark disse à Lusa que os meios aéreos vão ser reforçados com dois aviões Dromaders, que vão operar a partir da pista de Águeda.

Devido ao incêndio de grandes proporções, com várias frentes, a A1 está cortada ao trânsito nos dois sentidos, entre os nós de Albergaria-a-Velha e Aveiro Sul, mas já reabriu a A25 (IP5) que chegou a estar encerrada ao trânsito entre as 04:25 e as 05:45, entre os nós do Sobreiro (Albergaria-a-Velha) e Talhadas(Sever do Vouga).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®