domingo, 22 de Dezembro de 2024  09:35
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Aqueça o óleo. Fritam-se ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-04-2005

Diocese não tem condições para dois bispos


Aveiro

O Bispo de Aveiro, D. António Marcelino, o mais antigo da Conferência Episcopal Portuguesa, disse ontem que, apesar da idade, não vai pedir a nomeação de um codjutor porque "não cabe outro bispo na casa", o Paço Episcopal.

D. Marcelino disse que vai escrever a carta à Santa Sé, ao atingir 75 anos de idade, conforme determina o Código de Direito Canónico, mas referiu que "alguns bispos estão uns anos mais" nas respectivas dioceses.

"Não vou pedir um coadjutor porque não cabe na casa outro bispo", disse D. António Marcelino, referindo-se ao Paço Episcopal e comentando que o Seminário de Aveiro também não tem as condições apropriadas.

O comentário foi feito durante uma conferência de imprensa para divulgar a mensagem papal sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais, ainda de João Paulo II.

D. António Marcelino falou também da situação diocesana e revelou não estar a pensar pedir a indicação de um bispo coadjutor, como aconteceu com o seu antecessor, D. Manuel de Almeida Trindade.

"Quando há coadjutor, o processo de substituição é mais simples, que foi o que aconteceu comigo, em que fui coadjutor com direito de sucessão de D. Manuel Trindade", explicou.

O Bispo de Aveiro lembrou que a possibilidade de alargamento da idade de renúncia dos bispos para 80 anos era um dos assuntos que no pontificado de João Paulo II já estava entregue ao então Cardeal Ratzinger, tal como a questão do primado do Papa e da situação dos divorciados perante a Igreja.

Além de D. António Marcelino outros dois bispos portugueses perfazem os 75 anos: o de Leiria-Fátima e do Funchal, e também não têm ainda coadjutores, conforme referiu o Bispo de Aveiro.

No próximo ano atingem também a idade os bispos do Porto e de Évora.

"A única coisa certa é que escrevo a carta ao Papa na devida altura", disse, manifestando a opinião de que a dimensão da Diocese de Aveiro também não justifica que seja preciso um bispo auxiliar.

O Bispo de Aveiro referiu também a esperança de ver a funcionar já no próximo ano lectivo as licenciaturas em Arte Sacra e Património Cultural do Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro, cujo processo está pronto, com quadro e curriculum aprovado e cuja decisão aguarda decisão do governo.

Aquele instituto ministra actualmente algumas pós-graduações como em História das Religiões, em ligação com a Universidade de Cuvillas e com o Instituto Superior de Teologia à Distância de Madrid.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®