domingo, 2 de Novembro de 2025  23:25
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-12-2019

Vai chover muito e vários dias seguidos. Mau tempo "a sério" está de volta.



O início da próxima semana será o inverno condensado em um só dia. Muita chuva, vento forte, agitação marítima e queda de neve. "É um dia em que acontece quase tudo", o que não é habitual nesta época do ano, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta sexta-feira e sábado são dias para aproveitar a bonança, porque segunda-feira parece dia de tempestade. A partir de domingo, e com a aproximação de uma superfície frontal fria, a chuva será forte, no Norte e Centro do país, o vento vai intensificar, e será por vezes forte no litoral, "mas a situação torna-se mais grave na segunda-feira", segundo o IPMA.

A situação meteorológica para hoje, sexta-feira, e para sábado "é muito semelhante", explica o meteorologista Ricardo Tavares. Regista-se "muita nebulosidade, com períodos de chuva e aguaceiros nas regiões Norte e Centro, e sobretudo nas regiões montanhosas, vento fraco e moderado, por vezes forte nas terras altas".

As temperaturas não vão sofrer grandes variações nos próximos dias. Para sábado prevê-se uma pequena descida da temperatura mínima -haverá uma descida mais acentuada da temperatura na segunda-feira.

Na segunda-feira vai haver com certeza avisos de precipitação, de vento, de agitação marítima [aviso laranja na costa ocidental]. Vamos emitir os alertas praticamente todos", reconhece o meteorologista. "É um dia em que acontece quase tudo", afirma Ricardo Tavares.

Apesar do mau tempo, as temperaturas mínimas estão "razoavelmente altas para esta época do ano", segundo o IPMA - as mínimas a manterem-se abaixo de 15 graus e inferiores a dez em alguns locais do interior Norte e Centro.

É a partir de domingo que o estado do tempo começa a agravar-se. "À passagem da superfície frontal junta-se uma depressão", de acordo com o IPMA; o que irá tornar o dia de segunda-feira numa fiel representação do inverno: períodos de chuva forte em todo o país, ocorrência de trovoada nas regiões Centro e Sul, intensificação do vento - moderado a forte, com rajadas de 90 quilómetros por hora; nas terras altas as rajadas poderão atingir os 130 quilómetros por hora.

Terça e quarta-feira (de manhã) serão dias com pouca precipitação e as únicas "abertas" numa semana que se prevê chuvosa.

"A tendência ao longo da próxima semana é para que se registem quantidades significativas de precipitação, principalmente no Norte e Centro do país. Não é uma situação extrema, mas não é comum acontecer nesta altura do ano", sublinha Ricardo Tavares, meteorologista do IPMA.

Ainda não há previsões significativas para a véspera e dia de Natal.

 

 

 

 

 

Fonte: Lusa


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®