domingo, 2 de Novembro de 2025  23:24
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-12-2019

Espetáculo “O Mundo de Sophia” no auditório da Reitoria.



“O Mundo de Sophia”, com a Lisbon Poetry Orchestra e a participação especial do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), espetáculo num formato próximo do “poema/canção”, convida o público ao imaginário único da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

O espetáculo, de entrada gratuita, está agendado para esta sexta, 13 de dezembro, às 21h30, no auditório Renato Araújo, na Reitoria.

Sophia de Mello Breyner foi distinguida com o Doutoramento Honoris Causa da UA, em 1998, durante a cerimónia comemorativa dos 25 anos desta instituição.

“O Mundo de Sophia”, com a chancela da Comissão das Comemorações do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, proporciona uma viagem pela obra da poetisa e autora, utilizando para tal a sua poesia, textos e excertos da sua obra no campo da ficção e ainda excertos de entrevistas ou textos de opinião daqueles que com ela privaram.

Os poemas que a Lisbon Poetry Orchestra seleciona para este espetáculo atravessam diferentes fases da vida da autora, há um fio condutor que parte dos acontecimentos mais marcantes da sua vida e que de uma forma cronológica estruturam todo o concerto: Infância e Juventude; Lisboa; o Mar e as Viagens: Algarve, Grécia, Brasil; a Revolução.

O espetáculo assume um formato multimédia usando a imagem como complemento da palavra dita e da música, que, num formato próximo do “poema/canção”, convida o público ao imaginário único da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A matéria prima dos espetáculos da Lisbon Poetry Orchestra é a poesia. Trata-se de um coletivo multidisciplinar formado por um núcleo de quatro músicos a que se juntaram quatro vozes e que convidam outros artistas para celebrar e interpretar a poesia numa viagem verdadeiramente única à descoberta e reinvenção da palavra dita.

Este coletivo é constituído pelos músicos Alex Cortez e Filipe Valentim (conhecidos como membros dos Radio Macau), Luís Bastos (membros da Kumpania Algazarra), Tiago Inuit (que tem acompanhado Fausto).

E pelas vozes de André Gago (ator), Miguel Borges (ator), Nuno Miguel Guedes (jornalista, letrista) e Paula Cortes (poeta).

Ao longo da sua ainda curta existência, a Lisbon Poetry Orchestra tem vindo a realizar espetáculos que partem de um tema ou de uma obra para levar ao público uma forma diferente de praticar poesia.

“Aproximamo-nos do toque azul dos seus poemas e saímos de lá como se nos nascessem duas asas abertas nas costas”, escrevia Isabel Cristina Rodrigues, professora do Departamento de Línguas e Culturas da UA, num texto sobre a poetisa publicado na revista Linhas nº31.

Este espetáculo da Lisbon Poetry Orchestra conta com a participação especial de músicos e de artistas multimédia do DeCA/UA.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®