As escolas EP Vasconcellos Lebre, na Mealhada, e a ES Adolfo Portela, em Águeda, foram distinguidas pelo programa Escolas Solidárias Fundação EDP, respetivamente com a categoria Distinção, atribuído às escolas que demostram um desempenho de qualidade superior e distintivo (até 20 escolas) e Revelação, atribuída às escolas que participam pela primeira vez e acrescentam algo novo ao projeto (até dez escolas).
Mais de 900 alunos e professores de escolas de todo o país marcaram presença, na terça-feira, no 9.º Encontro Nacional Escolas Solidárias Fundação EDP, que assinalou o fim de um ano letivo dedicado a projetos de intervenção e solidariedade social. Esta edição do programa fica marcada pela crescente mobilização: participaram 514 escolas e estiveram envolvidos no projeto 52.472 alunos que agiram em prol da comunidadeSob o mote ‘#és ou não és?’, as escolas inscritas criaram 1.359 equipas solidárias que desenvolveram 2.356 projetos no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Empenhados em resolver questões que afetam as comunidades onde se inserem, juntos – professores e alunos – dedicaram cerca de quatro milhões de horas a este programa que conta com o selo oficial da Secretaria de Estado da Educação e da Direção-Geral da Educação.
O projeto Escolas Solidárias Fundação EDP tem como objetivo a promoção da cidadania nas escolas e incentivar alunos do 2.º ciclo ao ensino secundário a envolverem-se ativamente na resolução das questões sociais que afetam a sua comunidade. Ser uma Escola Solidária significa proporcionar aos alunos uma educação integral, que tem no exercício da cidadania um instrumento de desenvolvimento pessoal e social, mobilizando anualmente dezenas de milhares de alunos e professores de escolas de todo o País.
No 9.º Encontro Nacional Escolas Solidárias Fundação EDP foram anunciadas as 40 escolas destacadas nas categorias Revelação, Distinção e Super Escola das 129 qualificadas.
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