domingo, 2 de Novembro de 2025  13:04
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-05-2019

PS vence Europeias e PAN vai estrear-se no Parlamento Europeu em ato eleitoral com 70% de abstenção.



O Partido Socialista venceu as eleições Europeias, o PSD cai nas votações e o PAN elege pela primeira vez um eurodeputado.

Dados que se destacam de uma eleição marcada pelos 70% de abstenção e pela chegada do BE ao segundo eurodeputado.

No distrito de Aveiro a tendência nacional foi seguida com o PS a cotar-se como a força mais votada num ato eleitoral com 66% de abstenção.

O PS conseguiu 31,20 % dos votos no distrito, enquanto o PSD chegou aos 27,91%, ainda assim bem acima da média nacional.

O BE foi a terceira força mais votada no distrito com 9,41%, à frente do CDS que alcançou 7,67% dos votos.

O PAN ultrapassou o PCP com 4,38% e os comunistas não foram além dos 3,10%.

Quanto à distribuição por concelho. O PS venceu em 11 dos 19 municípios e conseguiu mesmo ultrapassar o PSD no concelho de Aveiro.

Em Ílhavo o PSD conseguiu ser a força mais votada por margem reduzida com 2933 votos contra 2806 o que na leitura dos socialistas se traduz no “melhor” resultado do PS em Ílhavo em eleições de índole nacional.

O BE foi a terceira força mais votada com 1211 votos, o CDS garantiu 723, o PAN 656 e a CDU 343. A abstenção cifrou-se nos 70% no concelho de Ílhavo.

Em Aveiro o PS venceu as eleições com 26,9% dos votos, seguindo-se o PSD com 23,4% dos votos e o BE com 13,05%. O CDS conseguiu 7,81% dos votos e o PAN chegou aos 6,1% superando o PCP com 3,5%.

A abstenção esteve um pouco abaixo da média com 63,42%. 

Os números dos "ausentes" foram a marca forte de um ato eleitoral que reabre o debate sobre a necessidade de criar mecanismos para levar os portugueses à urnas.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®