domingo, 2 de Novembro de 2025  00:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-07-2018

"Consideramos um erro pegar numa linha velha e tentar modernizá-la" - Mira Amaral.



A Confederação Empresarial de Portugal diz que é um erro a modernização da Linha da Beira Alta na ligação a Espanha e considera que o país vai estar a desperdiçar dinheiro ficando fora das redes europeias de transporte.

Mensagem de Mira Amaral numa Conferência-Debate, em Aveiro, dedicada ao tema “O investimento na ferrovia é um pressuposto da competitividade - A solução Aveiro-Salamanca”.

No dia em que o Primeiro-Ministro passou por Aveiro na assinatura de contratos de investimento da Renault Cacia com a industria automóvel a pedir soluções logisticas mais competitivas, Mira Amaral lembrou que Espanha e França apostam na ferrovia e poderão no futuro limitar o transporte rodoviário.

Admite preocupação por ver o país querer transformar uma via obsoleta numa via moderna sem condições para tal. Defendeu a importância de criar uma via de bitola europeia mista para mercadorias e passageiros (com áudio)

Com este debate, a CIP, através do seu Conselho da Indústria Portuguesa, pretende alertar o Governo para “a necessidade de não repetir os erros do passado no que toca ao planeamento das infraestruturas de transporte estratégicas para a competitividade do País”.

Luís Mira Amaral, do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP, defende que o país pode ficar a prazo refém destas decisões (com áudio)

O futuro da ferrovia é considerado pelos empresários decisivo para a competitividade mas o Governo reafirma a aposta na "reconversão" de velhas linhas. 

O Primeiro-Ministro participou na assinatura dos contratos de investimento na Renault de Cacia. A AICEP garante incentivos fiscais na ordem dos 48 milhões de euros para alavancar 148 milhões de investimento na fábrica de Cacia.

Chamado a falar de competitividade o PM falou da inovação, da internacionalização mas quanto a ligações ferroviárias assume que as fichas estão colocadas na modernização de linhas antigas (com áudio)


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®