domingo, 2 de Novembro de 2025  15:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-12-2017

Movimento Estudantil defende fim da austeridade no Ensino Superior.



O Movimento Associativo Estudantil Nacional do Ensino Superior, reunido nos dias 16 e 17 de dezembro, na Escola Superior de Comunicação Social, em sede de Encontro Nacional de Direções Associativas, colocou-se ao lado dos reitores das universidades nacionais em defesa do cumprimento dos contratos-programa celebrados com as Instituições de Ensino Superior.

Esse acordo prevê o suporte por parte do Governo aos aumentos dos encargos de despesas resultantes de alterações legislativas efetivadas pela tutela. Após o aumento do salário mínimo, atualização do subsídio de alimentação e alterações nas carreiras de docência, as IES veem a sua despesa de funcionamento a ser aumentada, no valor estimado de 13 milhões de euros. Aguardam a libertação das expectáveis verbas adicionais e dizem que não podem ser duplamente penalizadas por cortes e encargos adicionais.

O Governo emitiu um despacho que apenas contempla a reposição de dívida às IES que não possuem reservas financeiras. “O Movimento Associativo entende que esta problemática e respetiva solução negligencia a gestão das IES, premiando de forma indireta as que tiveram uma gestão menos cuidada e obrigando as melhores sucedidas a comprometer os seus exercícios orçamentais. Além disso, esta solução impede às IES a aplicação das suas verbas a qualquer objetivo de investimento na ciência”.

Os estudantes analisaram também o Orçamento de Estado para 2018 e criticam a posição dos grupos parlamentares no que diz respeito às Taxas e Emolumentos, em virtude do mesmo ser um "mecanismo discriminatório na frequência do ES".

Entendem que é tempo de travar os cortes e reduzir a austeridade que afetou as Academias. “Relembrar ao Chefe de Governo que o ES é uma prioridade governativa explanada no seu programa executivo e que isso não está a ser consagrado” e “alertar para a necessidade urgente de uma reflexão sobre a revisão da redistribuição orçamental, por parte dos órgãos de gestão das IES”.

O Movimento Associativo critica ainda a existência de uma Ação Social onde o valor proveniente dos fundos comunitários atinge aproximadamente 73%, traduzindo a “excessiva dependência comunitária” como prova da “falta de prioridade governativa e de capital político do sistema de ES e Ciência do país”. Os estudantes pedem mais investimento na formação de adultos e mais medidas na área do alojamento.

“A Associação Académica da Universidade de Aveiro foi proponente com diversas estruturas em duas moções que foram aprovadas, a primeira versava sobre o cumprimento dos contratos-programas celebrados com as IES e exigia que sejam desbloqueadas as verbas. A segunda referia-se pela Defesa do Direito à Liberdade e criticava a posição e postura dos órgãos da FDL e a atuação da PSP, no passado dia 12 de Dezembro. Destaco também a aprovação da exigência de eliminação das taxas de inscrição e de cobrança de diplomas, bem como a fixação da propina parcial num valor máximo de 50% ao valor cobrado a tempo integral”, refere Xavier Vieira (AAUAv).

Os estudantes deixaram apelos à reforma do Regime Jurídico da Instituições de Ensino Superior nomeadamente no formato jurídico-organizativo para as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Regime Fundacional onde registam “falhas cruciais na sua conjuntura e funcionamento prático” deixando como exemplo os requisitos para transição e manutenção do regime e nos constrangimentos impostos às fundações relativamente à sua própria gestão financeira. Pedem mais autonomia.

E do Governo esperam também a eliminação de qualquer valor a título de taxa de inscrição ou de matrícula reclamando que “o valor da propina já contempla o acesso à Instituição de Ensino Superior” e sugerem a “disponibilização gratuita e eletrónica de todas as certidões de matrícula, inscrição, frequência, certificados de habilitações, conclusão de licenciatura e mestrado integrado”.

No campo dos elogios fica o registo para as Bolsas de Estudos uma vez que alterações introduzidas permitem o ingresso de um maior número de estudantes no sistema aplaudindo a alteração do limiar de elegibilidade de 14 vezes para 16 vezes do IAS – Indexante de Apoios Sociais.

Pedem mais investimento nos Serviços de Apoio Psicológico do Ensino Superior, a criação de uma comissão coordenada pelo executivo, que realize uma coleta de dados sobre a incidência dos crimes contra a liberdade sexual no Ensino Superior e estímulos à literacia ambiental.

 

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®