domingo, 2 de Novembro de 2025  20:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-05-2017

Ílhavo: Exposição “Mar Nosso - Fotografia de Artur Pastor” assinala celebração do Dia dos Museus.



O Museu Marítimo de Ílhavo comemora o Dia Internacional dos Museus, assinalado anualmente a 18 de maio, com um conjunto de atividades culturais que coloca em destaque uma exposição de fotografia.

O principal destaque da comemoração está marcado para sábado, dia 20 de Maio, às 17h30, com a abertura da exposição “Mar Nosso - Fotografia de Artur Pastor”. Trata-se de uma exposição construída em cooperação com o Arquivo Municipal de Lisboa e Artur Pastor (filho) que reúne numa só narrativa histórias de homens e mulheres do mar.

Artur Pastor (1922-1999) é considerado um dos grandes fotógrafos do século XX. Estas 74 fotografias, muitas delas nunca exibidas, promovem o encantamento pelo mar e permitem conhecer as comunidades marítimas portuguesas num tempo mítico.

A estreia de um projeto de teatro comunitário, um workshop de escrita criativa marítima e a abertura das reservas do Museu a visitas regulares fazem parte do programa.

Na quinta-feira, o Museu Marítimo de Ílhavo e o Navio-Museu Santo André têm entrada gratuita das 10 às 18 horas. O primeiro dia marca, também, a abertura da Sala das Conchas renovada e ampliada.

Também no dia 18 assinala-se o início das visitas às reservas do Museu, uma iniciativa de valorização das coleções que permite celebrar os 80 anos de vida do museu e que reflete a sua relação com a comunidade.

A fechar o primeiro dia, a estreia do projeto de comunidade “Mar”, de Miguel Torga, coordenado por Alexandre Sampaio. Num trabalho com a comunidade, que envolve atores amadores, músicos e bailarinos, o encenador trabalhou a obra de 1941, que evoca uma aldeia piscatória e a pesca de bacalhau.

A peça, que contou com meses de preparação conjunta, será exibida de quinta-feira a sábado, a partir das 21h30, no Museu Marítimo de Ílhavo.

Sábado é dia de escrita criativa marítima e conservação museológica. A escritora e jornalista Filipa Melo orienta um workshop de escrita criativa marítima em que desafia as pessoas a reler alguns textos, dos autores clássicos aos contemporâneos, e a criar outros sobre temas marítimos. A oficina de escrita é destinada ao público adulto e limitada a 15 participantes.

Também ao longo dia de sábado, mas para todas as faixas etárias, lança-se o desafio “Conservador por um dia”. Dos 8 aos 80, será possível acompanhar de conservação do Museu e conhecer a área das reservas.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®