domingo, 2 de Novembro de 2025  17:21
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-02-2017

PP quer mais assistentes operacionais nas Escolas Agrícolas.



O CDS quer rácio distinto e específico para Escolas Profissionais Agrícolas e de Desenvolvimento Rural. As deputadas Ana Rita Bessa, Ilda Araújo Novo e Patrícia Fonseca apresentaram um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que, “perante a evidente especificidade das Escolas Profissionais Agrícolas e Desenvolvimento Rural”, crie um rácio distinto e específico para estes estabelecimentos de ensino, por forma a que sejam dotados de assistentes operacionais em número suficiente para dar resposta cabal, capaz e sustentada às necessidades que diretamente decorrem das diversas valências e extensões das explorações existentes.

As Escolas Profissionais Agrícolas e de Desenvolvimento Rural são instituições de ensino secundário. O seu objetivo principal é a formação de técnicos intermédios, com habilitação equivalente ao 12.º ano de escolaridade e uma habilitação profissional de Nível III.

São estabelecimentos de ensino e formação, especializados na área agrícola, na transformação de produtos agroalimentares e no desenvolvimento rural. Estão vocacionados para a preparação de novos profissionais, qualificados, para trabalharem em explorações agrícolas, pecuárias ou florestais, sem prejuízo do prosseguimento de estudos, seja no caso de formações pós-secundárias, seja no ensino superior.

Integram a rede de Escolas Profissionais Agrícolas e de Desenvolvimento Rural do Ministério da Educação 14 estabelecimentos. A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos é uma dessas unidades existentes em Portugal.

“As especificidades e os condicionalismos em que é desenvolvido o trabalho agrícola, pecuário e florestal, expõe os formandos a inúmeros fatores de risco que, pela sua quantidade e variabilidade, dada a multiplicidade de tarefas, exige um efetivo apoio diário - e também nos fins de semana, pausas letivas e férias - da parte do pessoal não docente”, justifica o PP.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®