domingo, 22 de Dezembro de 2024  13:12
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Aqueça o óleo. Fritam-se ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-12-2016

Antigos alunos da UA criam chuveiro que mantém água quente.



Antigos alunos e investigadores da UA criam chuveiro que fornece água quente desde o primeiro segundo. Já pensou na água e na energia que poderia poupar se a água estivesse quente assim que abre a torneira para tomar banho? Para resolver este problema, o chuveiro Hoterway armazena energia durante o banho para aquecer instantaneamente a água estagnada nas tubagens no inicio do banho seguinte. A start-up Heaboo, fundada por antigos alunos e ex-investigadores da Universidade de Aveiro (UA) está prestes a iniciar a produção do Hoterway e já o lançou em duas plataformas de crowfunding.

O Hoterway é o primeiro chuveiro do mundo com água quente assim que se abre a torneira, sem gastar energia, permitindo poupar água, energia e tempo, afirma Rui Teixeira, criador do conceito, antigo aluno da UA e ex-investigador do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA). Para além da vantagem ecológica, o valor poupado em água e energia permitirá um retorno de investimento, em alguns casos, num período inferior a dois anos. O site do Hoterway disponibiliza um simulador para cálculo do período de retorno de investimento desta solução ecológica.

O Hoterway é o resultado de mais de dois anos de investigação, testes e ensaios. O plano idealizado pela start-up, que conta com uma equipa de engenheiros e designers, aponta para o início de produção em março de 2017 e a disponibilização das primeiras unidades em maio desse mesmo ano. O Hoterway está, desde 18 de novembro, disponível para pré-venda nas plataformas de crowdfunding Kickstarter e Indiegogo com descontos sobre o preço de lançamento. Até 30 de novembro, de manhã, o protótipo reuniu mais de seis mil euros na plataforma Kickstarter.

Texto e foto: UA


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®