Amanhã, dia 29 de abril, terá lugar a iniciativa “À Conversa com… Autismo… o Caminho” pelas 21h00, no Auditório Aires Barbosa no Agrupamento de Escolas de Esgueira. Contará com a intervenção de Teresa São Miguel. A entrada é livre. Teresa São Miguel, oradora convidada para esta ação, "assume um papel fundamental na implementação do modelo TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children) em Portugal e na criação da primeira Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (UEEEAPEA) em Esgueira". "Pertencia à equipa da Consulta do Autismo do Hospital Pediátrico de Coimbra e foi responsável por esta área, na Direção Regional de Educação do Centro (DREC). Durante vários anos foi responsável pela supervisão pedagógica às Unidades de Esgueira, trabalhando em articulação estreita com os docentes que exerciam funções nas respetivas Unidades". As Unidades existem no Agrupamento de Escolas de Esgueira desde 1999, tendo sido posteriormente legisladas pelo Decreto-Lei 3/2008 de 7 de janeiro, como resposta especializada aos alunos com Perturbações do Espetro do Autismo. Atualmente, o Agrupamento tem matriculados 26 alunos, distribuídos pelos diferentes graus de ensino, com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo referido Agrupamento, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro e com a Rede Social de Aveiro e para a qual foram convidadas diversas escolas e instituições da região. Insere-se no âmbito do dia Mundial da Consciencialização do Autismo, criado em 2007, pela Organização das Nações Unidas, tendo como objetivo evidenciar o caminho percorrido pelas Unidades do Agrupamento, sensibilizar e incluir a comunidade nesta problemática. De acordo com os especialistas, o autismo é um dos transtornos de desenvolvimento que está a aumentar cada vez mais. Uma em cada 68 crianças tem diagnóstico de autismo. Calcula-se que o autismo atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como essas pessoas comunicam e interagem. Em suma, esta iniciativa pretende sensibilizar e envolver a comunidade na construção de percursos de vida inclusivos para alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, face à necessidade de criação de respostas alternativas.
Texto: CMA
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