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27-02-2004

Traçado será em túneis e viadutos


Aveiro - Salamanca - TGV

O ministro dos Transportes, Obras Públicas e Habitação disse hoje que cerca de 40 por cento do traçado da linha de alta velocidade entre Aveiro e Salamanca será feito sobre túneis e viadutos, encarecendo o preço da obra. Num almoço promovido pela Câmara do Comércio e Indústria Luso Francesa, António Carmona Rodrigues disse que a linha Aveiro/Salamanca vai ter o seu preço por quilómetro encarecido em 30 a 40 por cento, face ao preço médio dos restantes troços, dadas as escavações em túneis e viadutos que vai ser necessário fazer. Essa linha do TGV deve começar a ser construída em 2011 e não é um dos traçados prioritários na rede ferroviária para o século XXI. Carmona Rodrigues voltou a lembrar que o TGV em Portugal vai começar a ser construído em 2006, devendo a totalidade da rede estar pronta dentro de 15 a 20 anos. Os percursos de Lisboa/Porto, Lisboa/Madrid e Porto/Vigo serão os "prioritários", segundo o ministro, com as construções a arrancarem a partir de 2006 e com conclusões previstas para 2013, 2010 e 2009, respectivamente. Lisboa/Porto e Lisboa/Madrid deverão ser as linhas mais rentáveis em termos económicos, à semelhança do caminho Porto/Vigo, mas os eixos Aveiro/Salamanca e Lisboa/Faro são igualmente importantes para reduzir as assimetrias regionais e para avançar com a integração da rede ferroviária internacional, explicou o ministro. Carmona Rodrigues reafirmou ainda que as saídas do TGV de Lisboa para o Porto continuam a ser estudadas, estando em cima da mesa a terceira travessia do Tejo (Chelas/Barreiro) e a via Vila Franca/Carregado, cuja saturação do espaço é já elevada e cuja expropriação de terrenos será complicada. A Gare do Oriente pode vir a ser o ponto de partida, mas a decisão ainda não está tomada. É possível também que a estação de partida seja nas Galvanas, perto do aeroporto ou em Entrecampos (talvez na Feira Popular), esclareceu Carmona Rodrigues.

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