quarta-feira, 13 de Novembro de 2024  07:04
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-03-2016

Anadia: Incêndio destrói casa centenária



Uma habitação centenária, localizada no centro da cidade de Anadia, foi parcialmente destruída pelas chamas na última sexta-feira. O alerta foi dado às 10h54 ao ser avistado fumo a sair da cobertura da habitação, localizada junto ao restaurante “O Lavrador”, no Largo Dr. Costa e Almeida.
As causas do sinistro ainda não são conhecidas mas a hipótese de curto-circuito não foi descartada, tudo indicando que o fogo teve início na zona do sotão da habitação, destruindo por completo o telhado, o sotão e parte do primeiro andar.
A casa, pertencia aos herdeiros do anadiense Dr. António Costa e Almeida, conhecido médico municipal e sub-delegado de Saúde do concelho de Anadia, no início do século XX, tendo ao largo fronteiro à sua habitação sido atribuído o seu nome.
Segundo JB apurou junto da comandante Ana Matias, dos Bombeiros Voluntários de Anadia, à chegada da primeira equipa verificou-se que a cobertura do edifício estava totalmente tomada pelas chamas, verificando-se ainda a ruína de elementos estruturais no interior da habitação.
Havendo o elevado risco do incêndio se alastrar às edificações vizinhas, o combate a este incêndio tornou-se moroso e complexo já que existia falta de segurança das equipas, no combate no interior da edificação, devido à queda de elementos da estrutura.
A casa que era habitada aos finais de semana e em período de férias, continha muita mobília e elementos decorativos que, juntamente com a estrutura de madeira, provocam uma carga térmica elevada. “Tivemos a preocupação de defender os edifícios geminados do lado esquerdo e o restaurante e oficina do lado direito. Tínhamos uma preocupação acrescida com um depósito de gasóleo na parte posterior da habitação cujo acesso teve de ser forçado com o corte do portão de ferro exterior”, revelou a comandante Ana Matias que destaca ainda a presença de duas equipas das corporações de bombeiros vizinhos (Mealhada e Oliveira do Bairro) para apoio na proteção dos edifícios vizinhos e o VECI, viatura com plataforma de Oliveira do Bairro. Juntamente com a viatura VE (autoescada) da corporação anadiense, possibilitaram manter linhas de combate do exterior do edifício e atuar no combate ao incêndio.
“Foi um combate difícil mas eficaz por parte de todos os operacionais, tendo por isso sido possível salvar ainda parte da habitação e principalmente do seu recheio”, destacou a comandante, dando nota de que o incêndio só seria dado por extinto às 18h35.
No local estiveram sete viaturas e 16 operacionais dos Bombeiros de Anadia, duas viaturas e seis operacionais dos Bombeiros de Oliveira do Bairro e uma viatura e cinco operacionais dos Bombeiros da Mealhada, num total de 27 homens.
No local esteve ainda a GNR de Anadia.
Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®