domingo, 2 de Novembro de 2025  20:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-07-2015

Final Nacional de protótipos no IPB



O presidente do conselho diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), Gonçalo Xufre Silva defendeu, na penúltima terça-feira, durante a 6.ª edição do concurso de Protótipos Tecnológicos (APTIPRO), que se realizou no Instituto Profissional da Bairrada (IPB), a importância de um ensino profissional de qualidade.
Gonçalo Xufre Silva, no momento que antecedeu a entrega de prémios às equipas que participaram no APTIPRO, dirigiu-se aos alunos presentes, sublinhando que o ensino profissional é importante para o desenvolvimento económico do país e que se pretende que seja uma ferramenta para a vida dos alunos que o frequentam.
O Aptipro é um concurso dirigido aos alunos finalistas de cursos profissionais dos domínios da eletrotecnia, eletrónica, mecatrónica, automação e afins, consistiu na construção de um protótipo realizado no âmbito de Provas de Aptidão Profissional. A concurso estiveram cerca de 40 projetos de 22 escolas de todo o país, envolvendo cerca de 200 alunos.
Ainda na sessão de entrega de prémios, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, começou por felicitar o trabalho desenvolvido pelas escolas, falando da sua experiência de 30 anos na vida empresarial, nomeadamente das “necessidades técnicas sentidas pelas empresas da região”. “Em boa hora, o Comendador Almeida Roque e a autarquia juntaram esforços para criar o IPB, já que este tipo de formação é vital para habilitar os alunos a entrar no meio laboral”. “Quando temos os meios e vontade decerto que atingimos os objetivos”, acrescentou o autarca, sublinhando que “os alunos devem ter atitude, persistência, resiliência e a capacidade de inovar, já que são qualidades que contam para qualquer empresário na hora da admissão”.
Por seu lado, a organização sublinhou a importância do apoio de todos os patrocinadores que garantiram prémios superiores a dez mil euros.
Os alunos da Escola Profissional de Agricultura de Carvalhais, Mirandela, foram os grandes vencedores do APTPRO. Levaram a concurso o protótipo de um trator que elimina a principal causa de morte em acidentes com estas máquinas agrícolas. O AGROBOT é um robot agrícola desenvolvido pelos alunos a partir de um trator em fim de vida que se encontrava nas instalações da escola transmontana e que é comandado à distância “através de um equipamento dotado de um sistema android, tal como um vulgar smartphone”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®