O seminário “Metas do Milénio”, marcado para amanhã à noite em Aveiro, aponta as “8 maneiras de mudar o mundo” às quais 189 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) se comprometeram a cumprir até o corrente ano, na “Declaração do Milénio”, mas, passados 15 anos, “não se conseguiram atingir as metas”, segundo comunicado da organização.
Para atingir os objectivos, os países em desenvolvimento deveriam “elaborar avaliações de necessidades, para identificar as suas “fraquezas” relativamente aos objectivos impostos e identificar as intervenções necessárias e acompanhar e apoiar os que mais necessitavam.
Perante a falta de cumprimento, a opção é “olhar para o que está feito e continuar a trabalhar para reforçar o papel das organizações de forma a reduzir as desigualdades no país e no mundo”. A organização sugere “pequenos gestos que ajudarão a comprovar que um outro Mundo é possível” e diz que é a “hora de pensar sobre o contributo para os desafios apresentados e avaliar as políticas de âmbito local, nacional e internacional a este respeito”.
|