sexta-feira, 26 de Abril de 2024  13:07
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Lulas com Cerveja e Natas

Lulas com Cerveja e Natas

Amanhe, lave e escorra as lulas. Corte-lhes os sacos em tiras e as cabeças em pedaços. Leve ao lume a margarina ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-09-2014

Sever: "Os Verdes" querem compromisso do Governo sobre vestígios arqueológicos em Ribeiradio.


“Os Verdes” querem esclarecimentos sobre preservação de vestígios arqueológicos na zona de construção da barragem de ...

“Os Verdes” querem esclarecimentos sobre preservação de vestígios arqueológicos na zona de construção da barragem de Ribeiradio-Ermida. O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através da Secretaria de Estado da Cultura, sobre o estudo e preservação dos vestígios arqueológicos identificados no aproveitamento hidroelétrico localizado na confluência dos concelhos de Oliveira de Frades e Sever do Vouga.

Notícias vindas a público abordam a posição da Associação de Arqueólogos Portugueses que está preocupada com a preservação dos vestígios arqueológicos inéditos com mais de 10000 anos, encontrados durante a desmatação que antecede o enchimento das albufeiras do Empreendimento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida (Oliveira de Frades/Sever do Vouga).

No que se refere à preservação, de acordo com a AAP, em julho, as entidades oficiais foram alertadas para a necessidade de reforçarem as equipas de arqueólogos no local. Contudo, em finais de agosto, ainda nada tinha sido feito para preservar os vestígios numa área superior a 3000m2.

Os arqueólogos recomendam ainda que, antes da submersão, se proceda à escavação integral das duas jazidas, ao estudo geológico e à datação radiocarbónica das diferentes estruturas e ainda à prospeção de outras ocorrências do mesmo género naquela zona, podendo implicar o adiamento da entrada em funcionamento da barragem por algumas semanas ou meses.

O deputado do Partido Ecologista questiona o Governo sobre as medidas de minimização que estarão a ser desencadeadas para proteger este património histórico e quer saber se há empenhamento em garantir que as áreas com vestígios arqueológicos serão integralmente escavadas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®