domingo, 22 de Dezembro de 2024  10:43
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Aqueça o óleo. Fritam-se ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-09-2014

'Resposta do Governo e autarquias para defender litoral e populações foi extraordinária' - Ministro da Ambiente.


Setembro assinala o regresso das recargas de areia na Praia da Barra. Começaram esta segunda-feira as recargas no areal após a pausa ...

Setembro assinala o regresso das recargas de areia na Praia da Barra.

Começaram esta segunda-feira as recargas no areal após a pausa para as férias de Verão. O Ministro do Ambiente elogia a forma como autarquias e Agência Portuguesa do Ambiente responderam à crise do último inverno.

Em entrevista exclusiva à Terra Nova, Jorge Moreira da Silva classificou a acção como "importante nos prazos alcançados" e lembra que "não faltou dinheiro para acorrer em situação de emergência".

"Temos dois terços da costa sob o risco de perda de território", relembrou. "Destaco o 'papel' dos autarcas pela capacidade demonstrada para acudir às populações. Fizeram-no de forma pragmática com candidaturas para a execução de obras a tempo desta época balnear. Foi um trabalho excelente, modelar, feito em tempo recorde", sublinhou.

Os Municípios desta região "foram muito fustigados pelo mau tempo". O Governo "tem recursos previstos para realizar obra, até 2015, abrangendo todos os riscos identificados na costa", no litoral aveirense.

"Conseguimos verbas para proteger pessoas e bens, mesmo em tempo de forte crise e muita contenção financeira, isso, para nós, foi prioritário", disse.

Jorge Moreira da Silva sabe que os Municípios pedem respostas de fundo e não apenas acções de reposição de areia. O Ministro do Ambiente diz que a revisão dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira será decisiva para enquadrar novas soluções. Admite que o próximo Inverno possa ser mais tranquilo. "Os Planos para a Orla Costeira inspiraram esta Lista de projectos mas, é preciso trabalhar para preparar o futuro. Esse exercício deve ser feito a partir de novos dados de alterações climáticas e novos 'riscos' no Litoral. Em Outubro elaboraremos novos Planos de Ordenamento da Orla Costeira que se enquadram nos novos apoios financeiros da Europa. Contamos, neste momento, com 300 milhões de euros, até 2015. O novo Quadro de Fundos definirá outros montantes aplicáveis na defesa da costa nacional", referiu Jorge Moreira da Silva na Terra Nova.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®