O Festival do Bacalhau abre portas esta quarta-feira para uma edição que apresenta como novidades o desejo de atrair visitantes ao Oudinot das 10h até ao fecho de cada dia. Haverá mais palcos, uma marca cultural mais forte e o envolvimento popular neste encontro de cinco dias que promete atrair milhares de pessoas ao Jardim Oudinot na Gafanha da Nazaré.
O Pavilhão Terra e Mar apresenta-se renovado com representações que permitem melhorar o conhecimento sobre o Bacalhau, o Pão de Vale de Ílhavo, o Azeite, o Sal e o Vinho.
Destaque para a presença do Turismo do Município de Ílhavo, da Turismo Centro de Portugal, da Vista Alegre Atlantis, da Docapesca, da Comunidade Portuária e do Santa Maria Manuela e para a Mostra de Artesanato, especialmente ligada à tradição da vida das comunidades piscatórias.
Para além do Showcooking, que conta com alguns dos mais conceituados Chefs do panorama nacional, há ainda degustações, conversas, apresentações de livros e tantas outras ações que animam este espaço multifunções.
Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, diz que inovar era fundamental. “Chamar gente, criar uma vivência para que as pessoas sejam parte ativa. Hoje o nosso festival é disputado pelas televisões. É sinal desse sucesso”.
O autarca de Ílhavo admite que 2014 é ano em que há ligeira quebra no investimento mas com garantia de retorno. “Reduzimos o investimento em cerca de 5% mas temos uma receita superior em cerca de 20% em relação a outros anos. É um investimento forte. O Mar Agosto custa, no todo, 225 mil euros. Fazemos o investimento com gosto apostando na promoção do Município e do comércio”.
A cerimónia de abertura está marcada para as 17h30. As degustações começam já hoje às 18h30. À noite, às 21h, haverá sessão de Showcooking com Chef Chakall. |