Robôs da Universidade de Aveiro estão no Brasil à conquista do Campeonato do Mundo de Futebol Robótico. A equipa da Universidade de Aveiro, intitulada CAMBADA, representa Portugal no Campeonato do Mundo de Futebol Robótico.
Assume-se como candidata ao título mundial numa prova que decorre até 25 de junho na cidade de João Pessoa. Reúne 400 equipas de 45 países repartidas por 17 categorias em jogo, naquela que é a grande Copa dos robôs, a Robocup 2014.
Campeã do mundo em 2008, nos cinco anos seguintes a CAMBADA – anacrónimo de Cooperative Autonomous Mobile roBots with Advanced Distributed Architecture - alternou entre o segundo e o terceiro lugar no pódio do Campeonato do Mundo. Às prestações internacionais acrescente-se que os futebolistas da UA são hexacampeões nacionais.
O historial vitorioso é fruto do trabalho de investigação do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA que, segundo os seus responsáveis, “está ao nível do que de melhor se faz no mundo da robótica”.
“Desde a conquista do título mundial, em 2008, a equipa continuou o seu normal e acelerado desenvolvimento pois esta é uma área onde há uma significativa evolução de ano para ano”, refere António Neves, um dos investigadores do DETI responsáveis por uma equipa que começou em 2003 a dar os primeiros pontapés na bola. |