O PCP apela à luta contra o encerramento da Escola Oliveira Lopes e questiona o Executivo Municipal de Ovar sobre o encerramento de escolas do ensino básico. Lembra que a Escola Básica Oliveira Lopes, em Válega, é uma escola centenária, inaugurada em 1910, três dias antes da implantação da República.
Argumenta que há um significado “profundo” na relação da escola com a população e que “é uma escola dinâmica, com 110 alunos inscritos e com uma localização de excelência, necessitando apenas obras de requalificação para o seu correcto funcionamento”.
O PCP diz que a transferência de alunos para o Centro Escolar da Regedoura deixou sinais de possível encerramento que os pais tentaram travar em reunião com a vereadora da Educação mas que terminou com a informação do Ministério da Educação e da Ciência, no dia 24 de Junho, a incluir a escola na lista de encerramentos.
Em nota divulgada esta terça, o PCP diz que foi “com enorme espanto” que a população se deparou com a lista definitiva publicada pelo MEC e com a reacção do Presidente da Câmara de Ovar que terá compreendido a decisão como "acto de gestão".
A população e os pais promoveram já um abaixo-assinado que recolheu mais de 1000 assinaturas manifestando o seu desacordo com o encerramento da escola.
O PCP pede, agora, explicações ao executivo municipal e apela à luta da população de Válega. |