Arranca, hoje, o programa da GNR “Comércio Seguro”, uma série de acções que visam combater os crimes praticados no âmbito da actividade comercial, capazes de gerar um forte sentimento de insegurança, não apenas entre os comerciantes, mas também no seio da população em geral.
Segundo a GNR, trata-se de uma iniciativa que, através do policiamento de proximidade, “pretende fazer com que este sector de actividade esteja mais habilitado e preparado para responder preventivamente às práticas delituosas que têm tendência a surgir nesta época do ano”.
Até ao dia 24 de Dezembro, através de um patrulhamento apeado, cerca de 170 militares do Comando Territorial de Aveiro irão abordar os comerciantes, relembrando quais os procedimentos a adoptar em caso de furto, roubo ou ameaça, “de forma a potenciar o sentimento de segurança” destes e dos clientes.
As pessoas ligadas ao sector do comércio irão aprender a dificultar a vida ao ladrão e as regras de segurança na gestão do dinheiro. No âmbito da abordagem, a Guarda tenciona alertar para a importância da prudência (na hora de abrir e fechar a loja) e da realização da dupla verificação, mas também lembrar quais os procedimentos a adoptar na presença de um assaltante e após um roubo.
|