domingo, 22 de Dezembro de 2024  09:58
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Aqueça o óleo. Fritam-se ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-11-2013

Ministros de Portugal e Brasil debatem aquacultura, pescas e oportunidades de negócio em Aveiro.


Ministros de Portugal e Brasil debatem aquacultura, pescas e oportunidades de negócio em Aveiro. O encontro decorre na Universidade de ...

Ministros de Portugal e Brasil debatem aquacultura, pescas e oportunidades de negócio em Aveiro.

O encontro decorre na Universidade de Aveiro com as presenças da Ministra da Agricultura e do Mar, de Portugal, e o Ministro da Pesca e Aquicultura, do Brasil, no âmbito do seminário “Aquacultura e Pescas, Oportunidades de Negócio, Portugal-Brasil”.

Assunção Cristas diz que este é um sector com margem de crescimento e que pode representar oportunidades para investidores do sector piscícola em Portugal. "O nosso objectivo é trocar experiências e aprender uns com os outros. Será importante potenciar investimentos reciprocos. É bom que o Brasil 'olhe' para Portugal como um país onde existem boas oportunidade de negócio. Colocaremos à disposição de todos os interessados áreas de Aquacultura em 'mar aberto' no âmbito do projecto 'Chave na Mão'. Queremos criar condições para atrair investimento nacional e internacional para Portugal, nesta área", disse.

A Ministra salientou que há apoios previstos no Orçamento de Estado e investimentos em curso mesmo num quadro de cortes. "Num Orçamento de Estado restritivo, temos interesse em privilegiar estes negócios com a disponibilização de fundos de apoio ao investimento na área do PROMAR. Pretendemos apoiar estes projectos financeiramente. É uma aposta relevante para o país. Pescamos 97 por cento e produzimos três por cento, isto revela que temos muito para crescer na área da Aquacultura", sublinhou.

Sobre o caso da unidade de Mira da Pescanova que está com a laboração suspensa, Assunção Cristas diz que está optimista quanto ao regresso à produção de pescado. "Trabalhei intensamente com eles para viabilizar o projecto com o objectivo de obter um novo financiamento para retomarem a produção. Estarão a preparar o reinício da produção. Isso é importante porque trata-se de um projecto enorme, relevante para a nossa economia. Ajudámos naquilo que estava ao nosso alcance".

O seminário conta com a presença de outras entidades governamentais, representantes de Associações e de empresas do sector dos dois países e decorre no Auditório da Reitoria da UA.

A aquacultura é o agro-negócio que apresenta a maior taxa de crescimento à escala mundial. Esta actividade enfrenta o desafio de assegurar a produção sustentável de proteína animal através da inovação e optimização do processo produtivo, da utilização de fontes alternativas de matéria-prima e de uma maior integração económica, ambiental e social.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®